Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Passagens intermunicipais ficam 3,3% mais caras a partir desta terça (7)

Mais de 10 milhões de passageiros são transportados por mês na Bahia, segundo Agerba

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2019 às 20:25

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

Quem planeja fazer viagens intermunicipais vai pagar mais caro a partir desta terça-feira (7). É que a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) anunciou nesta segunda (6) que as tarifas das linhas rodoviárias intermunicipais de longa distância serão reajustadas a partir de terça-feira (6). A agência explicou que o reajuste é anual e que o percentual de aumento aplicado dessa vez será de 3,3%. 

As novas tarifas são definidas com base na correção dos índices do IPCA, IGPM e variação do diesel. A margem é determinada através de pesquisas que analisam o gasto das empresas com os funcionários, peças dos ônibus, combustível, entre outros insumos. O último reajuste concedido às empresas foi dado em janeiro de 2018.

O transporte intermunicipal de passageiros é um serviço público de competência do Estado, constituído para atender à s necessidades de deslocamento da população entre as diversas regiões da Bahia, sendo outorgado à  iniciativa privada através de concessão ou permissão, precedida de licitação. A Agerba é o órgão responsável pela outorga, regulação, controle e fiscalização das concessões e permissões para a operação desse serviço.

De acordo com a Agerba, atualmente são fiscalizadas 53 empresas concessionárias e permissionárias, que operam as 1.357 linhas e serviços do transporte intermunicipal de passageiros. Além disso, segundo a agência, são cerca de 3.350 veículos cadastrados que transportam mais de dez milhões de passageiros por mês no estado.