Paulo Gaudenzi: viagem ao sobe e desce do turismo

salvador
15.01.2019, 02:15:00
Atualizado: 15.01.2019, 08:11:49
Praia do Forte, 1989 (Antenor Pereira/Arquivo Correio)

Paulo Gaudenzi: viagem ao sobe e desce do turismo

Setor viveu anos de avanço, mas também escorregou na falta de investimentos. Ver o que deu certo é uma boa dica para seguir em frente

No final dos anos 70, as notícias do turismo como forte vetor de crescimento de emprego e renda já se espalhavam por alguns cantos da Bahia pois, ao assumir os destinos do estado, em 1971, Antonio Carlos Magalhães deu uma clara amostra de que o setor seria fator de desenvolvimento econômico e social local e uma das prioridades do seu governo.

Naquele instante, a Bahiatursa passou a incorporar toda a área promocional e de propaganda turística. A Secretaria de Indústria e Comércio promoveu uma série de transformações administrativas para fomento, planejamento e ordenamento dessa nova e prioritária atividade, até chegar a criação da Secretaria de Cultura e Turismo, em 1995. Entre 1971 e 2006, a atividade turística cresceu, ampliando substancialmente sua rede hoteleira, até chegar a receber, em média, 1% dos investimentos do estado, representando 7% do PIB baiano. Bons tempos para o turismo!

Fazia-se necessário, na década de 1980, um avanço promocional e de propaganda no mercado internacional do setor, com a criação de novas oportunidades de negócios. Iniciaram-se os voos internacionais para o estado, na forma de charters, e de acordo com a política nacional da Embratur, intitulada Portões de Entrada do Nordeste.

CLIQUE AQUI E VEJA ESPECIAL COMPLETO CORREIO 40 ANOS+

Com ações ousadas, a Bahia passou a ser vista pelo Brasil turístico como uma nova e promissora oferta no mercado externo, que até então se limitava ao Rio de Janeiro. Fomos o primeiro estado a realizar promoções amplas e organizadas do Brasil no mercado americano, como a Semana da Bahia em Nova York (1982 e 1984), também levada para Portugal, em parceria com a TAP, que já promovia a campanha Descubra o Brasil em mercados europeus como Milão, Frankfurt, Paris, Madri e, posteriormente, Bruxelas e Amsterdã.

A Bahia desperta, então, o interesse das companhias aéreas e começa a contar com apoio expressivo da Varig e, mais adiante, na década de 1990, da Vasp. Crescem nossas ações na Argentina, Uruguai e Chile. Chegam os primeiros voos diretos de Buenos Aires a Porto Seguro (1996). Reforçamos o trabalho de captação de voos internacionais; intensificamos as promoções nos mercados externos emissores, ainda em parceria com as companhias aéreas. A Bahia se consolida nos mercados interno e externo de turismo. Viramos o segundo destino nacional para o turismo de lazer.

Em 1991, era chegada a hora de solidificar o turismo como força econômica. Implantamos, então, uma nova política, baseada no Programa de Desenvolvimento do Turismo da Bahia, com obras de infraestrutura nas localidades e áreas de interesse turístico.
O programa investiu em rodovias, saneamento, patrimônio histórico, energia, aeroportos. Atingimos 1,4 bilhão de dólares entre 1991 e 2002. Beneficiamos diretamente as populações que habitavam as áreas turísticas com obras de infraestrutura, que também serviram para os investimentos privados de turismo. Mais empreendimentos chegavam, de empresas nacionais e estrangeiras, na costa da Bahia.

Nesse período, desenvolveu-se o turismo em Ilhéus e, fortemente, em Porto Seguro, a partir da construção de um aeroporto de primeiro nível. Ampliaram-se as ações que consolidaram Itacaré, Morro de São Paulo (aeroporto de Valença), Comandatuba (aeroporto próprio), Litoral Norte – Linha Verde, Praia do Forte, Imbassaí e Costa do Sauipe – e Chapada Diamantina (aeroporto de Lençóis). Chegamos a um bilhão de dólares em investimentos privados nas áreas que iam sendo infraestruturadas. Geramos renda. Criamos empregos. O turismo era uma força econômica real!

Os investimentos governamentais continuaram a crescer até 2006, enquanto mais de 2,5 bilhões de dólares privados foram investidos em projetos em execução e outros tantos a serem executados em áreas já definidas nas regiões turísticas até 2008.
Infelizmente, nos últimos anos, o turismo na Bahia perdeu apoio e políticas públicas. Poucos investimentos, públicos ou privados. Hoje, Salvador sequer possui um Centro de Convenções. Aquele que inauguramos em 1979, como o turismo, foi abandonado e não existe mais. Ruiu!


Paulo Gaudenzi é economista, empresário, ex-presidente da Bahiatursa e ex-secretário de Cultura e Turismo do Estado da Bahia


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-9-dias-internado-mc-sapao-morre-ao-40-anos-de-pneumonia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nino-curte-parodia-feita-pela-torcida-e-foca-na-final-do-baiano/
Bahia decide o estadual contra o xará de Feira no domingo (21), às 16h, na Fonte Nova
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/show-em-praia-do-forte-reune-wesley-safadao-gabriel-diniz-e-banda-eva/
As apresentações acontecem nesta sexta (19) e esquentam o clima do São João no estado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thais-fersoza-diz-que-filhos-nao-vao-ganhar-ovos-de-chocolate-na-pascoa/
A atriz prepara trufas com tâmaras, ameixas, nozes, amêndoas e cacau em pó
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gloria-bell-mostra-que-ha-muita-vida-alem-dos-50-anos/
Julianne Moore é a protagonista em remake de comédia chilena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jason-momoa-faz-a-barba-pela-primeira-vez-em-sete-anos/
A campanha tem o objetivo de difundir o uso de alumínios recicláveis
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/imagens-mostram-jogador-daniel-sendo-empurrado-ao-sair-de-boate/
Segurança contou que ele tentou "importunar menina"; cena é de horas antes de crime
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sorriso-largo-familia-e-amigos-se-despedem-de-instrutor-da-fitdance-morto-com-leptospirose/
Instrutor e coreógrafo do FitDance morreu nesta quarta, vítima de leptospirose e insuficiência renal
Ler Mais