Pedágio e receita de impostos: R$ 84 milhões já foram repassados a sete munícipios

negócios
02.10.2018, 05:00:00

Pedágio e receita de impostos: R$ 84 milhões já foram repassados a sete munícipios

No primeiro semestre de 2018, as empresas controladas do grupo Invepar repassaram aos municípios mais de R$ 84 milhões em ISS – Imposto Sobre Serviços. Somente na Concessionária Litoral Norte (CLN), que administra a BA-099, foram encaminhados mais de R$ 1,5 milhão às sete cidades que estão na região da empresa: Camaçari, Mata do São João, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra, Itanagra e Conde.

A concessionária acredita que os recursos vão contribuir com investimentos em educação, turismo, cultura, comércio, indústria, agronegócio, dentre outras prioridades elencadas por cada prefeitura. Os valores encaminhados para cada municipalidade variam de acordo com a extensão do trecho da rodovia na jurisdição de cada prefeitura. Desde 2000 ,a empresa já repassou cerca de 25 milhões de reais para as cidades da região. A BA-099 é a principal via de acesso ao Litoral Norte, sendo caminho para uma grande quantidade de destinos de “sol e praia” presentes na região e que são responsáveis por aquecer a economia do estado através do turismo.  

 “Estes repasses, frutos da arrecadação da concessionária, impactam no orçamento dos municípios, facilitando a distribuição de seus respectivos recursos nas áreas mais importantes de serviço público, e contribuindo, com seu desenvolvimento”, destacou o diretor superintendente da CLN, Guilherme Hupsel. 


WiFi corporativo

A Oi está lançando uma nova solução de WiFi para o mercado corporativo, o Oi WiFi 3.0. O produto conta com novo portal de gestão de acesso à rede sem fio e é voltado para médias e grandes empresas. Por meio da ferramenta, as companhias vão conseguir extrair relatórios com mapas de calor, perfil do usuário, tempo de conexão e dias e horários de maior acesso, quantidade de novos e recorrentes usuários, entre outras informações. Os usuários também passam a contar com login social para se conectar ao WiFi através das principais redes sociais, como Facebook, Twitter e Google+, proporcionando às empresas mais informações à respeito dos perfis de seus clientes. Outras funcionalidades são a possibilidade de impedir a navegação em sites indesejados e o registro e arquivamento de informações do usuário, resguardando os clientes corporativos de possíveis maus usos da rede por parte de seus clientes em seus estabelecimentos. 


Comunicação segmentada de ofertas

A rede de supermercados Extra lança a plataforma "Vai com Tudo. Vai no Extra", que integra ferramentas digitais com mídias e os tradicionais pontos de vendas. A ideia é segmentar a comunicação de ofertas com base nos 11 milhões de usuários cadastrados no programa de fidelidade gratuito da rede, o Clube Extra. Assim, os clientes serão informados sobre os melhores descontos e promoções de acordo com o seu histórico de compras e em vários formatos de mídia: TV – filmes e vinhetas promocionais em programas com aderência ao público-alvo -, mídias digitais segmentadas e por meio do próprio aplicativo do Clube Extra. A plataforma "Vai com Tudo. Vai no Extra" contará com ofertas exclusivas de todo os produtos participantes da plataforma.

A seleção é atualizada periodicamente de modo que um cliente interessado em ofertas para produtos infantis, por exemplo, pode ser impactado constantemente com novas promoções e lançamentos de produtos por meio do Tudo Bebê. Nos espaços físicos das lojas, os fornecedores parceiros terão mais visibilidade em pontos estratégicos. Até o momento, Cervejaria Ambev, Procter & Gamble, Nestlé, Johnson & Johnson, JDE, PepsiCo, Vigor, Kellogg’s, Purina, Modeles, BRF, Coca-Cola e JBS são marcas destacadas no projeto. Com a nova plataforma, o Extra também estabelece uma opção facilitada de relacionamento entre o consumidor e a própria indústria, que terá um formato adicional para se comunicar com os clientes.

Por fim, a plataforma vai possibilitar o pagamento das compras com 20% de descontos sobre o valor das ofertas para consumidores que optarem pela utilização do cartão Extra, nas plataformas Tudo para Bebê, Tudo para Manhãs, Tudo Delícia e Tudo de Pet. A plataforma está em operação desde o mês de setembro.


Licenciamento

A Casas Bahia e a Rede Globo se uniram em um projeto inédito de licenciamento de produtos. Batizada de Casa de Novela, a iniciativa é realizada na novela ‘Segundo Sol’ e conta com diferentes ativações da Casas Bahia, como a ambientação de cenários por onde transitam os personagens Cacau e Beto Falcão. Para a Casas Bahia, o principal objetivo do projeto é proporcionar ao público a possibilidade de ter uma casa de novela com produtos de qualidade e com bom custo benefício, acessíveis a todos clientes. Já para a Globo o projeto reitera seu compromisso de trabalhar em parceria para entregar soluções de negócios atreladas aos objetivos e estratégias de patrocinadores e anunciantes. 

Compromisso socioambiental da Braskem é reconhecido globalmente

A baiana Braskem foi recentemente nomeada como Empresa Líder pelo Pacto Global da ONU (“Global Compacta LEAD”), e assim passou a integrar um seleto grupo de companhias que tiveram reconhecidos seus compromissos com o Pacto Global das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável. O anúncio foi feito em Nova York durante a cúpula de líderes da organização. Na ocasião, a petroquímica foi identificada como uma das participantes mais bem avaliadas em termos de sustentabilidade corporativa.

Participam do Pacto Global 9.867 empresas de todo o planeta. Deste total, somente 34 foram reconhecidas como líderes pela entidade, sendo apenas duas brasileiras. O setor químico foi um dos mais engajados, com seis companhias entre as 34 selecionadas, destacando a importância que o setor químico dá ao desenvolvimento socioambiental. Para ser reconhecida como Global LEAD, as empresas devem estar alinhadas a dois quesitos.

O primeiro deles é ser participante em pelo menos duas plataformas de ação do Pacto Global da ONU, demonstrando compromisso de definir e promover práticas de liderança alinhadas com os Dez Princípios do Pacto Global e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. O segundo, é comprometer-se a apresentar um relatório anual de sustentabilidade detalhando o progresso da implementação dos Dez Princípios (o da Braskem pode ser acessado pelo link https://www.braskem.com.br/relatorioanual)

FIQUE POR DENTRO 

De chegada - Com meta de abrir 8 novas unidades até dezembro, a franquia Belgo Cercas mira os mercados da Bahia, de Pernambuco e do Espírito Santo. A primeira operação na capital baiana, inclusive, já tem ata para começar. A empresa é especializada na venda e instalação de cercas urbanas para uso residencial e empresarial. O mercado tem potencial, pois as cercas podem ser usadas em condomínios e residências, estádios esportivos, empreendimentos comerciais e industriais, terminais rodoviários, aeroportos, metrôs, escolas e universidades, entre outros. O investimento em uma unidade é de cerca de R$ 320 mil. 

Crianças - Em homenagem às crianças, o Shopping Bela Vista vai abrigar durante todo o mês de outubro o Parque do Tio Paulinho. A atração está instalada na Praça Central e conta com diversos brinquedos entre eles cama elástica dupla e tobogãs, sendo que um deles é acoplado com uma piscina de bolinhas. O espaço contará com monitores para supervisionar os brinquedos e ficará disponível até o dia 21 de outubro. Um ingresso custa R$ 5 por 05 minutos de diversão e três ingressos têm o preço promocional de R$ 12.
 

Flávio Oliveira é editor de Economia e Negócios do CORREIO

***

Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.


Relacionadas