Pelé completa 80 anos e é reverenciado pelo mundo do futebol

Edson Arantes do Nascimento fez história com a camisa da seleção

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2020 às 09:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo AFP

O craque Pelé completa nesta sexta-feira (23) 80 anos de vida. Um dos personagens de maior destaque da história mundial do futebol, o Rei, que é dono de números difíceis de serem alcançados por algum sucessor, recebeu homenagens de todo o planeta.

A Fifa postou um vídeo com depoimentos de diversas figuras do mundo da bola falando da importância de Pelé. Ronaldo Fenômeno, Rivaldo, Neymar e Samuel Eto'o foram alguns dos que elogiaram o craque brasileiro.

"Espero que, quando eu morrer, Deus me receba da mesma forma que o mundo todo me recebe hoje em nome do nosso amado futebol", disse em um vídeo o Rei, considerado pela Fifa o melhor jogador do século 20, ao lado do argentino Diego Maradona.

Pelé, que nos últimos anos sofre um problema no quadril que afeta sua mobilidade, agradeceu às homenagens, disse que está bem de saúde. "Tenho que agradecer a Deus pela saúde de chegar aqui, nessa idade, e lúcido, não muito inteligente, mas lúcido", brincou, direto de sua casa, em Santos, onde passa a quarentena.

Edson Arantes do Nascimento nasceu na cidade mineira de Três Corações. Fez história jogando pelo Santos e também com a camisa da seleção brasileira. São 1.281 gols em 1.363 partidas, incluindo as não oficiais. O Rei conduziu o Brasil à vitória em três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970) com a marca do "jogo bonito".

Leia nossas matérias especiais pelos 80 anos do Rei:

Pelé 80 anos: craque surgiu e fez história no SantosPelé 80 anos: na seleção brasileira, ele foi o Rei das CopasPelé 80 anos: a aposentadoria no Cosmos, dos EUA