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Priscila Natividade
Publicado em 6 de março de 2021 às 16:00
- Atualizado há 2 anos
Treino pago só completando a série do dia? O personal trainer Marlon Abboud (@marlon.abboud) precisou de mais do que uma sequência de exercícios para transformar os R$ 7 mil que tirava no studio que mantinha em Belo Horizonte, em um faturamento quatro vezes maior, chegando a ganhar R$ 30 mil por mês. “Há um ano, ainda sem saber o que seria de fato a pandemia, vendi o studio que tinha. Com todo mundo isolado nas suas casas, vi, então, a oportunidade de me dedicar exclusivamente aos treinos online. Nunca imaginei que daria tão certo”.>
Isso mesmo. Ser fitness agora é ser online. Abboud se mudou para Salvador, em plena pandemia, onde produz o conteúdo para a plataforma online que criou e ainda mantém um reality fitness nas redes sociais, que reúne mais de 100 mil seguidores.“Por ser uma cidade de praia, em que o culto ao corpo é bem diferente das tradicionais cidades mineiras, acreditei que me traria mais visibilidade e facilidade para a criação e divulgação dos meus conteúdos”, conta ele.E tudo mudou: “Eu estava trabalhando em casa, com vista para o mar, sem ter que me descolocar, nem correr risco. Se não tivesse feito algo diferente, certamente, hoje eu estaria endividado devido ao alto custo para manter um studio físico”, completa.>
Se no studio Abboud tinha 90 alunos matriculados, atualmente, ele tem 1.413 alunos ativos na plataforma e mais de 6 mil clientes na fila de espera. Há planos a partir de R$ 69,90 ao mês, que dão direito aos treinos, vídeos e consultorias com o personal. “O público é muito variado. Tenho alunos em todos os estados do país. Além disso, nos EUA, Alemanha, Nova Zelândia, Itália, Argentina e até no Japão, em sua maioria, brasileiros que foram morar fora”.>
Para o negócio chegar nesse estágio, o personal trainer se preocupou bastante com o conteúdo. Por mês, são gravados mais de 100 vídeos, além das transmissões ao vivo. “Eu sempre acreditei na qualidade dos conteúdos. A linguagem simples e direta, consegue entrar na vida das pessoas e fazer a diferença. Minha maior preocupação está em motivar, incentivar e fazer com que os meus seguidores se sintam inspirados”, pontua.>
Essa é parte mais delicada, como complementa Abboud. “Criar um conteúdo que desperte o interesse dos seguidores é, de fato, muito difícil. Às vezes eu acerto, outras, eu erro. O fato é que passo meses pensando, criando e trocando informações com amigos de outras áreas para formatar as aulas e conseguir esse engajamento”.>
Até mesmo a avaliação para a montagem do treino acontece de maneira online pela plataforma. “Fazemos uma análise completa para que eu possa prescrever o treino de acordo com as particularidades biológicas e necessidades individuais. Como profissional, eu acredito que essa é a única forma dos meus alunos terem resultados de verdade”, acrescenta. Reality show Durante a pandemia, Abboud criou também um reality show nas redes sociais, apresentando casos de clientes que se transformaram nesse período com a prática de exercícios. “As redes sociais são peças fundamentais para a divulgação do meu trabalho. Foi dessa forma que consegui construir e consolidá-lo. O reality foi uma ideia bastante despretensiosa, mas que tinha como principal objetivo mostrar que as pessoas são capazes de conquistar o corpo que elas desejam com disciplina e força de vontade”.>
O projeto cresceu e conta com três patrocinadores. A expectativa é torná-lo itinerante, percorrendo algumas cidades do Brasil no pós-pandemia.“O principal critério para a escolha é saber se ele está realmente disposto a enfrentar este desafio. Escolho alunos inscritos na consultoria e eles passam por uma avaliação. Estou torcendo para que essa expansão no reality saia do papel”, afirma. Os investimentos estão voltados para o aprimoramento e desenvolvimento da própria plataforma. Abbud passou ainda a prestar consultorias a outros instrutores que querem começar as suas consultorias online e não sabem como. “Com o aumento das consultorias, também, consegui realizar meu sonho e comprei o meu primeiro apartamento. Hoje ofereço a eles a utilização da minha tecnologia e da minha plataforma por um valor muito menor do que o que investi no início. Sei que outros colegas de profissão passaram e ainda passam dificuldades por conta da pandemia”.>
É preciso engajar, pensar estratégias e buscar conhecimento sobre o marketing digital. “Esses desafios são o combustível para você manter o seu negócio e criar forças nas nossas maiores fraquezas. Claro que o dinheiro é importante, mas quando percebo que o meu trabalho entra na vida das pessoas para mudar o estilo de vida e promover a saúde, esse é o meu maior ganho”, completa Abboud. >
OS CONSELHOS DE ABBOUD>
Acredite no seu próprio negócio>
Faça diferente do que a maioria faz>
Entenda que as consultorias online não são mais uma tendência e, sim, uma realidade>
Perceba que o profissional que não trabalhar com consultorias online, em muito pouco tempo, estará fora do mercado de trabalho>
Tenha Coragem para mudar e persistência>
QUEM É>
Marlon Abboud é educador físico e personal trainer, graduado em Educação Física e pós-graduado em Treinamento Esportivo e Administração e Marketing Desportivo>