Assine

PF cumpre mandado de desapropriação em acampamentos do MST na Bahia


 

Segundo a polícia, área é destinada a projeto da Codevasf

  • Da Redação

Publicado em 25/11/2019 às 08:36:00
Atualizado em 20/04/2023 às 13:28:08
. Crédito: Divulgação/Polícia Federal

Áreas ocupadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram desocupadas na manhã desta segunda-feira (25), após a Polícia Federal cumprir mandados de de reintegração de posse em favor da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). 

As medidas estão sendo cumpridas Acampamentos Irani I, Irani II e Abril Vermelho, localizadas nos municípios de Juazeiro e Casa Nova. Segundo a Polícia Federal, a área ocupada totaliza cerca de 1727 hectares (19 lotes). A ocupação começou em 2012, quando a área já havia sido destinada ao projeto de irrigação SALITE. Nesse mesmo ano, a Codevasf entrou com uma ação judicial pedindo a reintegração de posse. (Foto: Divulgação/Polícia Federal) A decisão foi expedida pela Justiça Federal de Juazeiro, que também determinou ao Incra o assentamento das pessoas que ocupavam irregularmente os lotes. A ação nos acampamentos conta com a participação do COT, CAOP, PRF, GPIs de BA, PB, CE, SE, TO, MG e MA, CODEVASF, PMBA, PMPE e CBM/BA.

Segundo a PF, a desocupação aconteceu de maneira pacífica em todas as áreas sme confronto e que a companhia disponibilizou um ônibus para levar os moradores até o novo local e um caminhão para levar os bens pessoais. No entanto, moradores dos acampamentos relatam que houve confronto.