Piloto de avião que caiu em Maraú recebe alta do HGE

salvador
20.11.2019, 14:03:00
Atualizado: 20.11.2019, 17:16:05
(Dudu Face/Camamu Notícias)

Piloto de avião que caiu em Maraú recebe alta do HGE

Corpo da jornalista Marcela Elias já foi identificado

O piloto do avião que caiu em Maraú, no baixo sul da Bahia, recebeu alta nesta quarta-feira (20). Aires Napoleão, 66 anos, estava no Hospital Geral do Estado (HGE) desde sexta-feira (15) e foi o único dos 10 ocupantes da aeronave a ser liberado até o momento.

O acidente aéreo aconteceu na última quinta-feira (14) e deixou três mortos e sete feridos. A jornalista Marcela Brandão Elias, 37 anos, foi a primeira vítima fatal e morreu ainda no local do acidente, carbonizada. O corpo dela está no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR), em Salvador, foi identificado nesta terça (19) através de arcada dentária e aguarda apenas a família para levá-lo para São Paulo, onde será sepultado. 

Leia também: Marina Ruy Barbosa e marido quase embarcaram em avião que caiu na Bahia

Marcela, Maysa e Tuka morreram vítimas do acidente (Foto: Acervo pessoal)

A segunda morte confirmada foi a da irmã dela, Maysa Marques Mussi, 27, que não resistiu a uma transferência hospitalar. No sábado (16) ela, que teve 50% do corpo queimado, deixou o Hospital do Subúrbio e foi levada para o HGE, onde morreu horas depois. A terceira vítima fatal foi o ex-piloto de Stock Car Tuka Rocha, 36, que teve 80% do corpo queimado e sofreu intoxicação pulmonar. Amigos relatam que ele voltou ao avião para socorrer uma criança de seis anos, sobrevivente da queda.

Dos sete feridos, cinco foram transferidos de UTI aérea para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, nesta terça-feira (19): Marrie Cavelan, de 27 anos; Marcelo Constantino, 28, que é neto de Nonô Constantino, fundador da Gol; Eduardo Mussi, 33, viúvo de Maysa Mussi; Eduardo Trajano, 38; e seu filho, Eduardo, de 6 anos (também filho de Marcela Brandão Elias). O único que segue em Salvador é como Fernando Oliveira Silva, de 26 anos.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que não divulga o estado de saúde dos pacientes, mas contou que a maior parte deles está sob efeito de sedativos, por causa da forte dor pelo corpo, e alguns chegaram a precisar de anestesia geral para que a equipe médica pudesse fazer o processo de limpeza e curativos.

Investigação
As causas do acidente com o avião bimotor Cessna 550 Aircraft seguem sob investigação pela Força Aérea Brasileira (FAB). Uma das hipóteses para a causa da tragédia é que o piloto Aires Napoleão Guerra tenha iniciado o pouso do avião antes da pista.

O acidente é apurado por investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), ligado à FAB. Eles estão em Maraú desde sexta-feira (15) coletando informações.

A FAB informou que “todas as hipóteses para as causas do acidente estão sendo investigadas”, e que o prazo para finalização do relatório sobre o ocorrido é “o mais breve possível”.

A hipótese de pouso antes da pista é a que mais está sendo levada em conta para a causa do acidente, considerando o percurso que o avião fez depois de pousar no Aeródromo Barra Grande. O espaço é homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) desde 2013 e não tem restrições atuais para pouso e decolagem.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/terceira-temporada-do-mundo-sombrio-de-sabrina-estreia-hoje/
Com apenas oito episódios, essa é a menor temporada da série produzida pela Netflix
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/testemunhas-relatam-panico-em-acao-policial-na-vasco-da-gama-barulho-muito-forte/
Um assaltante morreu e um idoso foi baleado nas costas nesta quinta (23)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/e-um-furacao-video-de-mulher-narrando-tempestade-em-baianes-viraliza/
'Que disgraça... Acho isso massa', comenta cinegrafista amadora; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dois-predios-sao-demolidos-apos-desabamento-em-narandiba/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/titulo-do-brasil-na-copa-america-vira-documentario-veja-trailer/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradora-de-predio-que-desabou-ja-sabia-dos-riscos-nem-conseguia-dormir/
Edificação já havia sido condenada e esvaziada cerca de dez dias atrás
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/animacao-dublada-por-lazaro-ramos-satiriza-franquias-de-espionagem/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/assaltante-baleado-em-tiroteio-com-a-pm-na-vasco-morre-no-hge/
Vídeo mostra início de perseguição policial após roubo de carro em Brotas; assista
Ler Mais