Piloto de avião que caiu em Maraú recebe alta do HGE

salvador
20.11.2019, 14:03:00
Atualizado: 20.11.2019, 17:16:05
(Dudu Face/Camamu Notícias)

Piloto de avião que caiu em Maraú recebe alta do HGE

Corpo da jornalista Marcela Elias já foi identificado

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O piloto do avião que caiu em Maraú, no baixo sul da Bahia, recebeu alta nesta quarta-feira (20). Aires Napoleão, 66 anos, estava no Hospital Geral do Estado (HGE) desde sexta-feira (15) e foi o único dos 10 ocupantes da aeronave a ser liberado até o momento.

O acidente aéreo aconteceu na última quinta-feira (14) e deixou três mortos e sete feridos. A jornalista Marcela Brandão Elias, 37 anos, foi a primeira vítima fatal e morreu ainda no local do acidente, carbonizada. O corpo dela está no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR), em Salvador, foi identificado nesta terça (19) através de arcada dentária e aguarda apenas a família para levá-lo para São Paulo, onde será sepultado. 

Leia também: Marina Ruy Barbosa e marido quase embarcaram em avião que caiu na Bahia

Marcela, Maysa e Tuka morreram vítimas do acidente (Foto: Acervo pessoal)

A segunda morte confirmada foi a da irmã dela, Maysa Marques Mussi, 27, que não resistiu a uma transferência hospitalar. No sábado (16) ela, que teve 50% do corpo queimado, deixou o Hospital do Subúrbio e foi levada para o HGE, onde morreu horas depois. A terceira vítima fatal foi o ex-piloto de Stock Car Tuka Rocha, 36, que teve 80% do corpo queimado e sofreu intoxicação pulmonar. Amigos relatam que ele voltou ao avião para socorrer uma criança de seis anos, sobrevivente da queda.

Dos sete feridos, cinco foram transferidos de UTI aérea para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, nesta terça-feira (19): Marrie Cavelan, de 27 anos; Marcelo Constantino, 28, que é neto de Nonô Constantino, fundador da Gol; Eduardo Mussi, 33, viúvo de Maysa Mussi; Eduardo Trajano, 38; e seu filho, Eduardo, de 6 anos (também filho de Marcela Brandão Elias). O único que segue em Salvador é como Fernando Oliveira Silva, de 26 anos.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que não divulga o estado de saúde dos pacientes, mas contou que a maior parte deles está sob efeito de sedativos, por causa da forte dor pelo corpo, e alguns chegaram a precisar de anestesia geral para que a equipe médica pudesse fazer o processo de limpeza e curativos.

Investigação
As causas do acidente com o avião bimotor Cessna 550 Aircraft seguem sob investigação pela Força Aérea Brasileira (FAB). Uma das hipóteses para a causa da tragédia é que o piloto Aires Napoleão Guerra tenha iniciado o pouso do avião antes da pista.

O acidente é apurado por investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), ligado à FAB. Eles estão em Maraú desde sexta-feira (15) coletando informações.

A FAB informou que “todas as hipóteses para as causas do acidente estão sendo investigadas”, e que o prazo para finalização do relatório sobre o ocorrido é “o mais breve possível”.

A hipótese de pouso antes da pista é a que mais está sendo levada em conta para a causa do acidente, considerando o percurso que o avião fez depois de pousar no Aeródromo Barra Grande. O espaço é homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) desde 2013 e não tem restrições atuais para pouso e decolagem.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/na-frente-do-stf-bolsonarista-sara-winter-xinga-moraes-e-ameaca-persegui-lo-assista/
Alvo de operação da PF contra rede de fake news, ativista convocou manifestantes para acampar na frente da casa de ministro do Supremo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duster-2021-veja-tudo-que-mudou-no-suv-da-renault/
Jornalista automotivo testou o modelo e apresenta suas impressões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/novelas-classicas-chegam-ao-globoplay-e-a-favorita-e-a-primeira/
'Laços de Família', 'Vale Tudo' e 'Tieta' estão entre as próximas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-parte-1-dia-de-tradicao-antecipada-teve-licor-e-forro-em-familia-em-salvador/
Para aliviar tensão da pandemia, muita gente recorreu ao humor e, claro, ao rango típico nessa segunda-feira atípica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anitta-x-leo-dias-entenda-o-conflito-entre-a-cantora-e-o-jornalista/
Cantora afirmou que era ameaçada e chantageada há alguns anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-dicas-para-se-dar-bem-nas-selecoes-de-emprego-pela-internet/
Especialistas selecionam uma série de orientações importantes para fazer bonito nas entrevistas
Ler Mais