Polícia monitora fiéis no Bonfim com câmera térmica e sistema de reconhecimento facial

salvador
16.01.2020, 10:21:00
Atualizado: 16.01.2020, 11:08:20
(Foto: Divulgação/SSP)

Polícia monitora fiéis no Bonfim com câmera térmica e sistema de reconhecimento facial

106 câmeras foram instaladas no percurso

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

106 câmeras de segurança foram instaladas pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para monitorar os fiéis na Lavagem do Bonfim que acontece nesta quinta-feira (16). Baianos e turistas que cumprem o percurso da igreja da Conceição da Praia até a Basílica do Bonfim serão acompanhados por equipes da Superintendência de Gestão Tecnológica Organizacional (SGTO). No trajeto, 106 câmeras foram posicionadas em pontos sensíveis.

Leia também: Acompanhe em tempo real tudo que acontece na Lavagem do Bonfim 2020

"Vamos novamente usar a tecnologia ao nosso favor. Além do Reconhecimento Facial, destaque da Bahia no Brasil, usaremos câmeras térmicas. O equipamento vai nos permitir melhor visibilidade durante a noite", explicou o superintendente da SGTO, coronel Marcos Oliveira destacando que estão em uso o sistema de reconhecimento facial e câmeras térmicas. 

Helicóptero e drones também estão sendo utilizados pelo Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar nas ações preventivas e ostensivas, na Lavagem do Bonfim. Aglomerações, entradas e saídas no trajeto e movimentações de embarcações são algumas das atribuições dos militares.


"Estamos com estas equipes empregadas e outras de sobreaviso na nossa base, no Aeroporto Internacional de Salvador. Existindo necessidade, enviamos outras aeronaves", contou o comandante do Graer, coronel Renato Lima.


O oficial acrescentou ainda sobre a ampliação do uso de drones nas festas populares. "Obviamente que eles não substituem a capacidade de um helicóptero, porém, se apresenta como alternativa eficiente e com grande viabilidade", completou.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas