Policial grevista é baleado durante ataque a ônibus na Suburbana

Soldado da 18ª CIPM ligado à Aspra participava de ação com outros PMs, diz SSP

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 10 de outubro de 2019 às 20:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/SSP e Reprodução

Foto: Leitor CORREIO Um policial militar foi baleado durante um ataque a ônibus na noite desta quinta-feira (10), em Itacaranha, na Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o ataque a ônibus foi liderado por quatro policiais militares ligados ao movimento grevista comandado pela Associação dos Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra).

Ainda segundo a secretaria, equipes da Operação Gemeos da Polícia Militar faziam rondas na região quando ouviram disparos de arma de fogo. Os policiais flagraram dois carros tentando fugir do local depois de atravessarem o ônibus na pista. Durante aproximação e voz de prisão, o quarteto iniciou uma troca de tiros.

Leia também: Reunião entre policiais e governo do estado termina sem acordo

A SSP-BA informou também que durante o confronto, o soldado Anselmo Souza dos Prazeres, lotado na 18ª Companhia Independente da PM (CIPM/Periperi) e ligado à Aspra, acabou ferido. O órgão diz que ele estava envolvido nos ataques e tentava fugir. Ferido, foi socorrido para o Hospital do Subúrbio onde está custodiado. Anselmo Souza dos Prazeres, soldado baleado por colegas, é lotado na 18ª CIPM, em Periperi (Foto: Divulgação/SSP) No posto policial da Polícia Civil da unidade médica, há registro de que o policial estava passando pelo local quando foi reconhecido e levou um tiro nas nádegas. Ele não corre risco de morte. Ainda segundo a unidade, ele foi socorrido pela própria polícia.

Os outros três homens envolvidos na ação conseguiram fugir.

Nas redes sociais, um cinegrafista amador divulgou as imagens do ônibus interceptado pelos PMs grevistas e relatou a tensão no local, com a via interditada. "Todo mundo em pânico", comenta ele. Assista.

Por meio de nota, a SSP-BA informou ainda que a ação criminosa com as devidas identificações já foram repassadas ao Ministério Público da Bahia  e Ministério Público Federal para as devidas medidas e ações cíveis e criminais.

Procurada, a Aspra, que é presidida pelo deputado estadual Marcos Prisco, afirmou em nota que a SSP-BA tenta criminalizar a mobilização de policiais e bombeiros militares da Bahia e classifica a informação como falsa.

Confira na íntegra: O deputado estadual, mais uma vez, rebate nota encaminhada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) que tenta criminalizar mobilização de policiais e bombeiros militares da Bahia. Na noite desta quinta-feira (10), o parlamentar recebeu com surpresa a informação de que um policial teria sido baleado e preso por cometer atos de vandalismo. 

 “É preciso provar o que se fala. Soltar “fake news”, ligar qualquer que seja a pessoa que cometer crime à Aspra se trata de uma calúnia que cabe responsabilização penal. Se acusam qualquer que seja a pessoa de supostamente praticar crimes em nome da Aspra é preciso provar”, reclama. O parlamentar avalia ação judicial para responsabilizar secretário por divulgar, por meio da SSP, notícias falsas. “Ao contrário deles, queremos a verdade dos fatos”, afirmou.