Por que é tão difícil aprender a lidar com dinheiro?

tira-dúvidas finanças
13.12.2021, 05:00:00

Por que é tão difícil aprender a lidar com dinheiro?

Por que é tão difícil lidar com dinheiro? Anônimo

Olá, Anônimo. As questões relacionadas ao dinheiro se tornam difíceis de controlar, devido a nossos desejos e  preferências - que, por característica humana - nos conduz a objetivos diferentes e comportamentos também. Ou seja, é exatamente a forma como nos comportamos em relação ao dinheiro que faz com que sejamos do jeito que somos. Pessoas que adquirem naturalmente hábitos positivos sobre o dinheiro, conseguem desde cedo ter atitudes proativas em relação às finanças, já absorvem o fato de reservar parte do que ganha e esse comportamento é levado para a vida adulta. Da mesma forma, quem tem mais dificuldades,  ainda que se esforce, não consegue  equilibrar os gastos e ser mais independente financeiramente. Nesses casos, o desafio é justamente aprender como mudar de comportamento para ter uma vida mais tranquila. E, isso é possível. Basta ter foco e disciplina. Claro,  é um trabalho de mudança de hábitos, quebra de paradigmas e mudança de crenças sobre o dinheiro.


A primeira parcela do décimo, já foi. Como usar a 2ª parte de um jeito eficiente? Ana Silva

Olá, Ana. Final de ano chegando e a utilização do 13º salário é sempre um desafio. Tantos desejos e necessidades, mas, às vezes, não temos o recurso suficiente. É como a própria ciência econômica explica: as necessidades dos seres humanos são ilimitadas, mas os recursos são escassos. Como já usou a primeira parcela, uma forma de otimizar a segunda é tentar direcionar para o que for mais prioritário para você. Se tiver alguma dívida é prudente que utilize para quitar ou amortizá-la. Caso não tenha, tente pensar nas prioridades de final e início de ano que vão precisar de dinheiro extra para serem feitas, como gastos com presentes, a ceia de Natal,  impostos e material escolar. Após essa avaliação, direcione os gastos, mas se esforce para reservar uma parte desse dinheiro. É uma maneira bem interessante de começar a poupar. Com isso, você vai perceber ao longo do tempo como essa atitude vai fazer a diferença.


Tem dúvidas sobre Finanças Pessoais? Mande um e-mail para ccarteiracorreio@redebahia.com.br



***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas