Postos de Salvador recebem ação coletiva pela saúde dos homens

salvador
13.07.2019, 18:05:00
(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

Postos de Salvador recebem ação coletiva pela saúde dos homens

Ação aconteceu em 52 unidades de saúde

Há  mais de dois anos sem fazer um check-up, o motorista Rodrigo Brandão, 39 anos,  mudou neste sábado (13) essa realidade após ir até a Unidade de Saúde da Família  Vale do Matatu. O posto foi um dos 52 da capital que receberam o dia 'D de Saúde do Homem' . A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ocorreu em alusão ao Dia do Homem, que é comemorado na próxima segunda-feira (15). 

Na Unidade de Saúde da Família Vale do Matatu, em Brotas, foram disponibilizadas no dia D 80 vagas para consultas médicas e 36 senhas para quem buscasse atendimento odontológico. O segurança, Pedro Bispo, 49 anos, faz questão de estar em dia com os exames e acredita que a possibilidade de ser atendido aos sábados ajuda na meta. “Esse  projeto é bom porque muitos de nós trabalhamos e não podemos vir na semana.Dia de semana as vezes não dá para marcar a consulta”,  contou.

O clínico geral da unidade, Paulo Roberto Lima ,explica que os homem são os que menos se preocupam com a saúde, o que acentua a importância de um dia com foco no sexo masculino. “O  dia é de suma importância porque o público masculino é mais resistente e durante a semana não aparece. No sábado, pelo menos, uma vez por mês fica mais fácil e a adesão fica maior”,
 disse ao apontar a relevância do ato acontecer no sábado.

A ação foi uma opção também para quem não tem plano de saúde. É o caso de Genivaldo Ferreira, 50, que está desempregado.  e resolvue acabar com a pendência de dois anos com a própria saúde.

“Vim  fazer um check-up e ter atendimento odontológico. Tem cerca de dois anos que que não faço nada. Se não fosse o dia, eu faria depois. Acho que é uma coisa minha mesmo não se preocupar com a saúde”, contou sem deixar de agradecer por estar em bom estado de saúde e “poder se dar o luxo” de não ir ao médico.

O  Dia D é um evento mais esporádico, mas mesmo fora da data do ato, os postos de Salvador ainda se preocupam com a presença dos homens nas unidades de atendimento. Por isso, a SMS promove o Sábado do Homem uma vez por mês, sempre no primeiro dia do final de semana. 

Neste sábado (13) ambos eventos coincidiram, o que fez com que o número de vagas para os atendimentos aumentasse. Na
Unidade de Saúde da Família Vale do Matatu, são  disponibilizadas entre 40 e 60 vagas para atendimento médico e 20 para os dentistas durante os eventos mensais.

O médico Pedro Roberto Lima explicou que o foco dos eventos que chamam os homens para as unidades de saúde é unir a prevenção e o diagnóstico. “Quando diagnostica começa o tratamento e começa a prevenção. Mas principalmente a prevenção. Fazemos inclusive palestras, que são direcionadas a prevenção de doenças preveníveis, como as DSTs que estão aumentando”, apontou.

O  aposentado, Cosme de Carvalho, 68, compareceu por acaso no evento e foi um dos que tiveram o diagnóstico de uma enfermidade durante o Dia D. “Vim fazer uma consulta médica para ver uma dor que eu sinto na virilha e vai até o umbigo. A médica descobriu que é uma hérnia umbilical e agora tenho que fazer exames para poder operar”, relatou.

Já Pedro Bispo é hipertenso e sempre comparece à instituição, mesmo assim, reconhece a importância do evento voltado para os homens. “Sempre acompanhei minha saúde de seis em seis meses, mas com o projeto ficou mais fácil porque não tenho plano de saúde”, disse.

Dentre os serviços ofertados no dia D de saúde do homem  estão aferição de pressão arterial, aferição de glicemia capilar, cálculo de IMC, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, vacinas, curativo, exame de laboratório, consulta pré-natal do parceiro, consulta de planejamento reprodutivo, atividades  de educação em saúde, encaminhamentos para clínica de disfunção sexual masculina e vasectomia, entre outras ações de saúde.

Para se examinar no projeto, o homem deve marcar uma consulta na segunda-feira anterior ao evento e garantir um horário para não ter que contar com a desistência de outros pacientes. A marcação é feita na própria unidade de saúde, das 8h às 17h.

O  atendimento é feito perante a apresentação do Cartão do SUS, um comprovante de residência e a identidade do paciente. 

*Com supervisão da subeditora Fernanda Varela


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/barra-69-ultimo-show-de-caetano-e-gil-antes-do-exilio-quase-teve-invasao-hippie/
Apresentações no TCA em julho de 1969 completam 50 anos; conheça os bastidores
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/projeto-boa-musica-comeca-com-geraldo-azevedo/
Cantor e compositor se apresenta neste domingo (21) no Othon e divide o palco com a banda Estakazero
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/new-hit-tj-ba-nega-absolvicao-a-musicos-acusados-de-estupros/
Oito integrantes do extinto grupo de pagode foram condenados a dez anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maragojipe-familia-esta-apreensiva-com-demora-no-julgamento-do-caso/
Testemunhas de defesa são ouvidas nesta sexta-feira (19)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/festival-de-rap-boom-box-recebe-atracoes-como-djonga-e-matue/
Festa rola neste sábado (20), no Armazém Hall, em Vilas do Atlântico
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-voltara-aos-palcos-dois-meses-apos-dar-a-luz/
Na reta final da gravidez, cantora planeja retorno às atividades em outubro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cats-musical-com-taylor-swift-e-idris-elba-ganha-trailer-assista/
Clássico da Broadway chega aos cinemas em dezembro e já é forte candidato ao Oscar
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/beyonce-lanca-the-gift-album-do-filme-rei-leao-ouca/
Artista faz curadoria do álbum que tem 27 músicas e participações de Kendrick Lamar, Jay-Z, Pharrell e Childish Gambino
Ler Mais