Prefeitura de São Desidério cancela festejos juninos na cidade

coronavírus
09.04.2020, 21:57:42
Atualizado: 09.04.2020, 23:22:22

Prefeitura de São Desidério cancela festejos juninos na cidade

Outras 15 cidades na Bahia já cancelar o São João por causa do coronavírus

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A cidade São Desidério, no Oeste da Bahia, cancelou os festejos de São João nesta quinta-feira (9). Com a decisão, a cidade se junta a outras 15 que desistiram de fazer a festa por causa do novo coronavírus (Covid-19). (Confira lista no final da matéria)

Em decisão publicada no Diário Oficial do Município, o prefeito Zé Carlos cancelou todos os eventos integrantes dos festejos juninos e as demais festividades no município por tempo indeterminado. Além da situação de emergência em saúde pública, a ação também foi motivada pela “iminente queda de receitas municipais em consequência da crise econômica gerada pelo avanço da Covid-19”.

O prefeito afirmou que todos os esforços do município são empregados no sentido de controlar a pandemia do coronavírus. “Atendendo a recomendação publicada pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, publicamos um novo decreto, cancelando os festejos juninos de São Desidério, que inclui as comemorações do São João de Sítio Grande, do São Pedro na sede e em Roda Velha, e também a festa de Santa Cruz no povoado de Riacho Grande”, afirmou Zé Carlos.

O decreto publicado nesta quinta ainda prorroga a suspensão das aulas nas escolas e instituições de ensino superior por prazo indeterminado a partir de 13 de abril.

Na quarta (8), as cidades de Cachoeira e Mata de São João também cancelaram os festejos juninos previstos para 2020.

De acordo com a gestão municipal de Cachoeira, a decisão foi tomada porque Cachoeira deve priorizar, neste momento, o enfrentamento ao novo coronavírus. Além disso, há uma recomendação feita pelo Tribunal de Contas dos Municípios, de 3 de abril, que considera o cenário atual de pandemia da doença e orienta para a intensificação das ações para impedir o avanço do número de infectados.

Já a prefeitura de Mata do São João afirmou que o prefeito Marcelo Oliveira já havia cancelado todas as festas de padroeiro do município do primeiro semestre, além as comemorações do aniversário da cidade, que ocorreriam na primeira quinzena de abril.

Na segunda (6), 10 cidades assinaram um termo conjunto de não realização dos seus eventos. Os municípios de Camçari, Conceição do Almeida e Vitória da Conquista também a suspenderem os festejos do meio do ano.

Cidades que cancelaram o São João
Amargosa
Ibicuí
Senhor do Bonfim
Irecê
Miguel Calmon
Seabra
Itaberaba
Piritiba
Cruz das Almas
Santo Antônio de Jesus
Conceição do Almeida
Vitória da Conquista
Cachoeira
Mata de São João
São desidério
Camaçari

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas