Prefeitura inicia obra mais votada no Ouvindo Nosso Bairro

Intervenção, orçada em R$ 2 mi, foi escolhida em app e deve ficar pronta em 90 dias

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 27 de outubro de 2017 às 19:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

À medida que se caminha pela Rua Petrolínia Dércia, no bairro de Valéria, é possível ir descobrindo o porquê dos moradores de lá terem sido os que mais participaram da ouvidoria popular Ouvindo Nosso Bairro, programa da Prefeitura de Salvador no qual era possível escolher quais obras a gestão municipal deveria realizar em todos os 163 bairros da cidade. Ao total, foram 2.200 pedidos para que a via recebesse uma requalificação.

Também, pudera. Ao longo da rua, que começa na altura da rotatória Penacho Verde e termina na BA-528, é possível visualizar buracos causados pela ação do tempo e pela falta de manuntenção. Eles fazem com que os motoristas redobrem a atenção, já que, às vezes, é preciso seguir na contramão para não cair nas crateras. Em dias de chuva, os moradores precisam pular as poças que se formam no chão se quiserem caminhar pela Petrolínia. Já em dias de sol, é preciso aguentar a poeira que sobe do chão batido.  Rua Petronília Dércia, em Valéria: a campeã de apelos no aplicativo (Foto: Reprodução) Mas os esforços, tanto dos motoristas quanto dos moradores, estão com os dias contados. Na manhã desta sexta-feira (27), a Prefeitura deu ordem de início imediato das obras de requalificação da via que, em 90 dias, deve estar drenada e completamente asfaltada ao longo de seu 1,5 km de extensão. Para isso, a gestão municipal estará investindo cerca de R$ 2 milhões.

Já era hora A comerciante Fabiana Inácia, 25 anos, comemorou a chegada dos tratores da prefeitura que já estavam na rua nas primeiras horas da manhã desta sexta. Ela é testemunha ocular de que a intervenção era necessária há tempos."Era o que mais queríamos. Quando chove, os buracos vão afundando cada vez mais e fica impossível andar por aqui", conta a moradora. A manicure Angélica Costa Sena, 44, também estava feliz com o início das obras. "Aqui é barro puro. Espero que a nossa vida possa melhorar", comentou a moradora, que agora espera que a Rua Travessa das Andorinas - transversal à Petronília - possa receber saneamento básico. "Todo mundo lá usa fossa, inclusive eu", revela.

O superintendente de Conservação e Obras Públicas (Sucop), Orlando Castro, explica que parte da rua que já é asfaltada será fresada - terá o antigo asfalto retirado - para receber um novo pavimento. "Vamos fazer a parte de drenagem e também a parte de urbanização, que será no meio-fio e no passeio. Atualmente, ela está acabada, uma via com um tráfego muito grande de caminhões e, com as obras concluídas, aumentará a mobilidade e o fluxo", explica o superintendente.

[[publicidade]]

Durante a cerimônia, o prefeito ACM Neto aproveitou para anunciar que a via vai receber iluminação em led. Para ele, o desejo da população de ver a rua requalificada era grande. "Essa era a vontade presente na boca das pessoas, esse era o sentimento presente no coração dos moradores de Valéria. Nós chegamos na Prefeitura para mudar essa realidade, para escrever um novo momento na história da relação da Prefeitura com a comunidade", declarou Neto.