Prefeitura lança guia de apoio ao pequeno empreendedor durante e após pandemia

salvador
06.06.2020, 06:30:00
(Foto: Max Haack/Secom PMS)

Prefeitura lança guia de apoio ao pequeno empreendedor durante e após pandemia

Veja listas de ações recomendadas em manual com orientações sobre vendas online

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Empreender nestes tempos de pandemia  tem sido uma tarefa bem difícil. O faturamento caiu, lojas fecharam, muitas demissões, e milhares de pequenos e médios empresários, assombrados, tentando se reiventar para sobreviver em meio à maior crise econômica das últimas décadas. Para ajudar os empreendedores  baianos a atravessar esses tempos difíceis, a Prefeitura de Salvador lançou, nessa sexta-feira (5), o Guia de Apoio ao Empreendedor Durante e Pós-pandemia.

A ferramenta  já  está disponível para consulta e download no site www.guiadoempreendedor.salvador.ba.gov.br. O guia traz  dicas de como gerir o negócio em meio à crise, investindo no marketing digital e na divulgação em redes sociais, já que os serviços presenciais estão suspensos. Mostra ainda como obter crédito, traz dicas de redução de custos e como negociar com clientes e fornecedores. 

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), e tem apoio do Sebrae, Fecomércio-BA, CDL Salvador (Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador), Associação Comercial da Bahia, Federação das Indústrias (Fieb),  Finep e Banco do Nordeste.

A ferramenta foi apresentada pelo prefeito ACM Neto, durante uma coletiva virtual. Na ocasião, ele ressaltou a preocupação com os impactos econômicos causados pelo novo coronavírus, principalmente devido ao cenário do Brasil nessa área. "No caso de Salvador, a preocupação é ainda maior, por ser uma cidade que vive da prestação de serviços e o trabalho feito para fomentar o turismo. Por isso, temos tido um diálogo permanente com os representantes das atividades econômicas para avaliar essa questão”, disse o gestor. 
 

Veja como se destacar no mercado
 - Tenha empatia, crie  uma interação verdadeira com seu público. Coloque-se no lugar do seu cliente e entenda as suas expectativas, necessidades e desejos.
- Tenha práticas éticas e sustentáveis. O público está mais consciente e tem dado preferência a empresas  responsáveis com o social e o meio ambiente
-  O hábito de comprar do pequeno comerciante local está cada vez mais valorizado pelo consumidor. Se você tem um negócio desse porte, aproveite essa maré boa
-  A nostalgia por objetos simples será acelerada pela pandemia. O resgate do passado pode ser uma boa estratégia

Vendas pela internet
 - É possível começar a vender on-line de forma simples e sem grandes investimentos
Faça propaganda
 - Não adianta nada fazer delivery se o seu consumidor não souber disso
 - Também vale receber os pedidos pelo telefone para atender os menos familiarizados com a tecnologia. Quanto mais canais de comunicação, melhor!
-  A compra pelo digital vai ser mais comum no futuro do que a compra em espaços físicos. Avalie qual o melhor modelo de venda virtual para o seu negócio

Marketing digital
 - Entenda como cada uma funciona, planeje suas postagens e monitore seus resultados. Fique atento às datas comemorativas e quais os melhores horários para sua audiência. 
 -  Tire fotos de qualidade, faça sorteios promocionais em sua página e abuse das #hashtags, assim fica mais fácil para o público encontrar seu produto
 -  Invista em um número exclusivo para sua empresa e use-o como canal de vendas
 - Crie uma página para sua empresa com a própria identidade, participe de grupos, use o marketplace e faça anúncios

Finanças 
-  Faça planilhas e levantamentos mensais para verificar quais custos caíram, quais aumentaram ou surgiram
 -  Avalie a necessidade do pessoal, ajuste a carga horária, tente renegociar aluguéis de local e contratos de prestação de serviços
- Conheça as linha de crédito dos bancos e qual a melhor para seu negócio. Caso não consiga negociar com seu banco, veja se há como fazer a portabilidade da dívida da operação para outra instituição com condições melhores
- Os bancos públicos e privados aderiram à prorrogação de dívidas. As parcelas podem ser prorrogadas de 60 a 180 dias. Para isso, esteja em dia com o pagamento das parcelas até o mês de fevereiro de 2020. 

Cliente e público-alvo
- Tenha um bom relacionamento com o cliente e entenda as necessidade de seu público-alvo 
- Negocie com seu cliente e evite vender fiado; dê preferência para pagamentos à vista ou por cartão
- Pratique preços justos e fuja descontos exclusivos. Mostre ao cliente que seu produto ou serviço tem valor e que atende às necessidades dele
- Caso seja uma renegociação de dívida do cliente, procure obter um valor de entrada à vista e feche valores e prazos de parcela que sejam realizáveis
- Respeitando as regras de Defesa do Consumidor, nunca deixe de procurar negociar com um cliente inadimplente
 

Tendências para a pós-pandemia
- Redução do consumo de bens considerados não essenciais ou supérfluos

- Diminuição do contato físico

- Aceleração da transformação digital

- Regionalização das cadeias de suprimento

- Medidas sanitárias no local de trabalho

- Melhor comunicação com os clientes

Para mais informações, clique aqui e acesse o guia completo.

*Com supervisão da subeditora Fernanda Varela.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moda-comunica-mais-que-tendencias/
Representatividade  é o tema desse editorial fotografado e protagonizado por jovens negros
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/e-sofrencia-musicas-de-arrocha-foram-as-mais-ouvidas-pelos-baianos-na-quarentena/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bisneta-de-mae-senhora-inspira-baiana-azul-de-amaralina-conheca-cida-de-nana/
Bel Borba a contratou como modelo para monumento às baianas sem saber de ascendência, que inclui Mestre Didi e uma das fundadoras da 1ª casa de candomblé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/devo-ou-nao-devo-usar-mascara-na-atividade-fisica-eis-a-polemica-precos-chegam-a-r-120/
Tire suas dúvidas e confira 10 máscaras esportivas disponíveis no mercado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-do-marrom-o-dia-que-daniela-mercury-superou-britney-spears-em-portugal/
Durante a apresentação de Daniela Mercury no Rock in Rio Lisboa em 2004 falei até na TV portuguesa sobre Daniela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-quarentena-anitta-lanca-clipe-para-tocame-com-gui-araujo-assista/
Vídeo traz fãs dançando em casa; é a primeira vez que funkeira contracena com namorado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/secretario-do-ministerio-da-saude-destrata-garcom-em-transmissao-ao-vivo-sai-dai/
Élcio Franco falava em medidas de segurança para reabertura da economia quando se incomodou com presença de servidor
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policia-acredita-que-naya-rivera-se-afogou-e-busca-agora-e-por-corpo/
Imagens de câmera de segurança mostram ela saindo no barco com filho
Ler Mais