Prefeitura prorroga restrições em bares e fechamento de cinemas e teatros

Decreto que determina restrições foi prorrogado até 9 de fevereiro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de janeiro de 2021 às 11:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O decreto que determina medidas de restrição em bares de Itapuã e do Rio Vermelho e atividades em clubes sociais, cinemas, teatros foi prorrogado até 9 de fevereiro. A decisão foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira (25), durante entrevista coletiva virtual.

Continuam suspensos eventos sociais nos clubes, inclusive recreativos e esportivos, a exemplo de festas, apresentações artísticas, aniversários, formaturas e casamentos, além do funcionamento de bares e lanchonetes nesses locais. Apenas o funcionamento de restaurantes que possuam entradas independentes está autorizado nos clubes.

Também está proibida a comercialização e consumo de bebidas em espaços públicos no Rio Vermelho e Itapuã, de sexta-feira a domingo, das 17h às 7h do dia seguinte. Além disso,bares e restaurantes não podem vender alimentos e bebidas para pessoas que estejam em pé, tanto nas áreas internas quanto externas, bem como a obrigatoriedade da delimitação entre os estabelecimentos com utilização de barreiras físicas.

O prefeito Bruno Reis justificou a prorrogação dos decretos com base no cenário atual da pandemia. Um relatório epidemiológico encomendado pelo Município à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que 20% da população de Salvador esteve ou está com covid-19, e a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 67%.

“Trabalhamos muitos nesse primeiro mês de gestão, pedindo a Deus para não ter que adotar nenhuma medida que tivesse que fechar atividades, mas ainda não é hora de reabrir. Por mais que a vacina tenha chegado, e que a gente esteja se esforçando para adquiri mais vacinas, como vocês estão acompanhando, ainda não é possível relaxar”, disse.

O número de mortes diárias por covid-19 registrou aumento nas últimas semanas em Salvador, subindo de cinco para 11 mortes por dia. Até às 14h desta segunda-feira, cerca de 20 mil pessoas foram vacinadas com a primeira dose da CoronaVac contra a doença na capital.