Prefeituras-bairro de Salvador serão reabertas na semana que vem

Prefeitura também prepara protocolos para permitir a volta de algumas atividades da fase 3

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2020 às 11:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO

As prefeituras-bairro de Salvador vão ser reabertas na semana que vem, anunciou nesta quarta-feira (25) ACM Neto, durante evento de autorização para início de obras na Barroquinha. Outros serviços municipais suspensos por conta da pandemia também devem ser retomados. "Preparamos sete páginas de protocolos obrigatórios para a própria prefeitura", afirmou Neto, dizendo que detalhes serão divulgados ainda esta semana.

Neto afirmou também que a prefeitura prepara protocolos para permitir a volta de algumas atividades da fase 3, que teve início adiado por ele, além da expansão de fases anteriores. Segundo ele, serão ações específicas e pontuais. "Por exemplo, em relação a clubes sociais. Não vamos permitir as retomadas sociais agora, isso está pacificado e a decisão está consolidada. Mas algumas atividades esportivas serão autorizadas, mediante protocolos, dentro desses clubes sociais. Da mesma forma, nós estamos considerando possível ampliar a ocupação dos templos religioso de 20% para 30%", afirmou.

"Estamos fechando isso com a nossa equipe técnica e até o fim de semana apresento para vocês o que vai poder avançar um pouco mais e o que vai poder ter um pouco de flexibilização. Todas as demais atividades continuarão suspensas, a exemplo das escolas", acrescentou.

Segundo o prefeito, não há nenhuma perspectiva nesse momento de uma data para retomada das aulas na capital. "Peço um pouco mais da compreensão das famílias, principalmente, e dos donos de escolas. Nossas equipes técnicas reforçam essa tese de que de que fato as escolas representam um dos maiores vetores de transmissão. Não é verdade que é possível voltar às aulas nesse momento sem risco", afirmou. "A retomada agora implicaria em riscos que não estamos dispostos e não vamos recorrer", destacou.

Ele lembrou que as autoescolas já estão autorizadas a funcionar, seguindo os protocolos de higieniezação, sem aulas presenciais além das práticas, que também devem seguir medidas de higienização e distanciamento.

"A taxa de ocupação (de UTIs para covid-19) está em 52%, continua sob controle, administrada. Mas não dá para a gente relaxar", afirma.

Mesmo com os avanços nas pesquisas pela vacina, ainda há muitas questões que não foram respondidas. "A vacina imuniza por quanto tempo? Você toma uma dose da vacina, depois que ela estiver no mercado, por quanto tempo estará protegido? Existem muitas perguntas que infelizmente são da natureza dessa doença que ainda não têm resposta. Não dá pra gente se encher de entusiasmo, achar que o pior já passou e que não pode voltar. Por isso temos sido extremamente cuidados quando definimos qual atividade que vai poder e qual não vai poder", disse.