Prepara o casaco: Salvador terá chuva e ventos de 40 km/h a partir desta quarta (5)

salvador
04.06.2019, 14:43:00
Atualizado: 04.06.2019, 16:51:29
(Marina Silva/CORREIO)

Prepara o casaco: Salvador terá chuva e ventos de 40 km/h a partir desta quarta (5)

Ondas chegam a 3 metros de altura e mar fica perigoso para banhistas

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O inverno só começa no dia 21 de junho, mas o tempo chuvoso e com fortes ventos aparecerá já nesta semana. A promessa, segundo meteorologistas, é de tempo fechado. Então, é bom separar os casacos e garantir um guarda-chuva.

De acordo com a previsão da startup baiana i4sea, que atua em conjunto com o 2º distrito naval da Marinha do Brasil, Salvador e Região Metropolitana apresentarão ventos de aproximadamente 20 nós (40 km/h) já a partir do fim da tarde desta quarta-feira (5). Além disso, são esperadas pancadas de chuvas e ondas que chegarão a até 3 metros de altura, o que torna o mar perigoso para a navegação e para banhistas, incluindo surfistas.

As mudanças climáticas são ocasionadas por uma frente fria que vem se deslocando sobre a região sudeste do Brasil e vem em direção à Baía de Todos-os-Santos e o entorno da Costa Atlântica

As condições climáticas são estudadas pelo sistema i4cast, desenvolvido por baianos e configurado especificamente para região da Baía de Todos os Santos. O diretor da startup, Bruno Balbi, explica o funcionamento. "É um sistema que faz previsão de mar e tempo com base em modelo matemático. A lógica é como a de uma foto: quando menor os pixels, maior a resolução. Enquanto uma previsão comum tem 50, 30 km, o nosso é de 25 metros. Como temos uma resolução muito boa, conseguimos ver detalhadamente a condição do mar, do vento", disse ao CORREIO.

O sistema, implantado  na Bahia desde 2016, também é usado pela Capitania dos Portos da Bahia no monitoramento das condições oceanográficas, já que aponta as condições da ondas, correntes e maré. Foi ele, inclusive, quem ajudou na busca dos corpos das vítimas da lancha Cavalo Marinho, em 2017, por ter detalhadamente os movimentos da maré. 

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-substitui-sanfona-por-guitarra-em-disco-de-forro/
Álbum é o centésimo em projeto do músico que prevê um lançamento temático por mês
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais