Presidente da McDonald's é demitido por namorar funcionária

Relacionamento é violação à política da empresa

Publicado em 4 de novembro de 2019 às 14:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

(Foto: Divulgação) O britânico Steve Eastbrook, 52, foi demitido do cargo de presidente-executivo da McDonald's após a empresa descobrir que ele mantinha um relacionamento com uma funcionária, numa violação à política da cadeia de fast food. 

De acordo com o 'The Wall Street Journal', a decisão da demissão foi tomada pelo conselho na última sexta-feira (1). Neste domingo (3), Easterbrook enviou um email aos funcionários em que confirmava o relacionamento. "Isso foi um erro", disse Easterbrook. "De acordo com os valores da empresa, concordo com o conselho que é hora de seguir em frente."

A empresa não forneceu nenhum detalhe sobre o relacionamento e nem identificou qual seria a funcionária. A rede também afirmou que Easterbrook será substituído imediatamente por Chris Kempczinski, que ocupa o cargo de presidente da McDonald's USA. 

Easterbrook se tornou presidente-executivo em março de 2015. Sob sua gestão, as ações da gigante de fast food quase dobraram de valor. O executivo tentou transformar o McDonald's de um império decadente de fast food em uma "empresa moderna e progressiva de hambúrgueres", em suas palavras. 

Como os consumidores passaram a migrar para alternativas mais saudáveis de alimento ​​e as vendas caíram em todo o setor, ele tentou estimular o crescimento com iniciativas que incluíam a revitalização do cardápio e o café da manhã durante o dia. 

Apesar dos esforços, as vendas nos EUA, principal mercado da rede, mantêm-se estagnadas. 

"Kempczinski foi fundamental no desenvolvimento do plano estratégico do McDonald's e supervisionou a transformação mais abrangente dos negócios dos EUA na história do McDonald's", disse Enrique Hernandez, presidente do conselho do McDonald's, em comunicado. 

O McDonald's tem 38 mil pontos de venda (dos quais 14 mil nos EUA) em mais de cem países.