Primeiro caso do recôncavo de covid-19 é confirmado em Cachoeira

coronavírus
05.04.2020, 13:19:00
Atualizado: 05.04.2020, 22:26:30
(Betto Jr./Arquivo CORREIO)

Primeiro caso do recôncavo de covid-19 é confirmado em Cachoeira

Prefeitura da cidade reforçou pedido de isolamento domiciliar e social e anunciou medidas protetivas

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


A Secretaria de Saúde de Cachoeira informou no Boletim Epidemiológico do sábado (4) que foi confirmado o primeiro caso de coronavírus na cidade. De acordo com o órgão, o paciente está sob cuidados hospitalares e recebe assistência do Município e da Secretaria de Saúde da Bahia, conforme o protocolo do Ministério da Saúde.

Cachoeira foi a primeira cidade do Recôncavo a registrar um caso. O infectado é um homem residente da localidade de Capoeiruçu que foi encaminhado para um hospital de referência de Salvador no sábado. O cachoeirano não possui um quadro grave e está internado em um leito normal. Mesmo antes de ter a confirmação da doença, o paciente já havia sido colocado em quarentena pois havia voltado de viagem para a Europa e apresentava sintomas gripais.

De acordo com a assessoria da Prefeitura da cidade, outras cinco pessoas são monitoradas. “Essas pessoas ainda não são casos suspeitos pois não apresentam sintomas, mas começaram a ser monitoradas após relatarem ter estado em locais com casos ativos da doença”, explicou a assessoria.

Devido a confirmação de um caso na cidade, a prefeitura de Cachoeira vai intensificar as medidas de isolamento. A partir dessa segunda-feira (6), quando será publicado um decreto com as novas regras, será alterado o funcionamento do comércio no município. Todas as determinações tem prazo inicial de 15 dias.

Apenas os serviços essenciais poderão manter as portas abertas pela próxima quinzena. A feira livre da cidade vai passar a funcionar no Porto de Cachoeira apenas às quartas e sábados das 6h às 14h. Apenas itens alimentícios poderão ser vendidos.

“As barracas vão ser colocadas em uma disposição para atender a melhor circulação e dar o distanciamento para que seja seguro a circulação da população. A parte de itens não essenciais, infelizmente, não será possível manter. É um momento em que a gente precisa entrar com a parte alimentícia e salvaguardar a distância”, afirmou a secretária de saúde do município, Sinara do Rosário, em live publicada no perfil no Facebook da pasta.

Mesmo com o decreto, a Feira do Peixe mantém o funcionamento normal. Já no Mercado Municipal a liberação é para o funcionamento das vendas de alimentos. Bares, lojas de bebidas alcoólicas e a parte superior do local ficarão fechados por 15 dias a partir de segunda.

As padarias e os mercados poderão continuar abrindo, mas com um horário reduzido. O funcionamento deve ser das 7h às 16h, com as duas primeiras horas com exclusividade para pessoas do grupo de risco. As farmácias e os postos de gasolina deverão abrir entre às 7h e às 19h.

De acordo com a secretária de saúde, lanchonetes, sorveterias e lojas de açaí poderão funcionar entre às 7h e às 16. Já os restaurantes só podem ficar abertos até às 14h.

A partir da segunda, as vias de acesso a Cachoeira serão interditadas, pelos próximos 15 dias. A entrada na cidade só poderá ser permitida pela BA-420 (Lagoa Encantada). A estrada que liga Capoeiruçu a Cachoeira está livre apenas para o tráfego de veículos da comunidade. Já na ponte Ponte Dom Pedro II apenas carros carros oficiais ou de emergência podem transitar.

Os transportes alternativos das comunidades rurais só serão permitidos apenas nos dias de quarta e sábado. Já o transporte intermunicipal e interestadual ficará proibido por 15 dias.

“Todo mundo precisa ganhar o dinheiro, mas isso pode sair caro. Ao trazer alguém para a cidade, você pode trazer a doença. Em caso da manutenção do transporte entre as cidades, como em vans, pode haver penalizações incluindo a apreensão dos carros”, ressaltou a secretária de saúde.

Barreiras sanitárias serão montadas para garantir o cumprimento da medida e prevenir a população contra a disseminação do Coronavírus. “O município funciona com outras medidas desde os que foram surgindo casos no estado. Temos medidas como a suspensão de atividades que incluem aglomeração e das aulas nas escolas municipais”, ressalta a assessoria da prefeitura.

Alagoinhas
Em Alagoinhas, a prefeitura confirmou, na manhã deste domingo (5), o quinto caso do novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo Núcleo Regional de Saúde da Macrorregião Nordeste NRS- Nordeste, antiga DIRES. O paciente é do sexo masculino, tem 54 anos e está em isolamento domiciliar no município, onde reside. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), o quadro clínico do paciente é estável e todos os casos possuem vínculo epidemiológico.

Com o diagnóstico positivo, de acordo com o boletim epidemiológico deste domingo, o município registra cinco casos confirmados da covid-19, 32 suspeitos e 86 pessoas seguem em monitoramento pelas equipes da Vigilância Epidemiológica. No total, 26  casos foram descartados, e a cidade não registra nenhum óbito pela doença.

A Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinhas reforça as medidas preventivas e reitera a importância do isolamento durante este período. A Vigilância Epidemiológica comunicou ainda que segue realizando a investigação e o mapeamento dos casos de acordo com determinações e protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Epidemiológica

Notícias deste domingo

Ex-gerente da Caixa Econômica é a 8ª vítima fatal de covid-19 na Bahia

Mortes por coronavírus na Bahia
29/3 - Homem de 74 anos (Hospital da Bahia, em Salvador)
30/3 - Homem de 64 anos (Hospital Aliança, em Salvador) 
1/4 - Mulher de 28 anos (UPA, em Itapetinga)
2/4- Homem de 88 anos (Hospital da Bahia, em Salvador)
3/4 - Homem de 79 anos (Cardiopulmonar, em Salvador)
3/4 - Mulher de 41 anos (Couto Maia, em Salvador)
3/4- Homem de 80 anos (Utinga)
4/4 - Ex-gerente da Caixa Econômica, 55 anos (Hospital Aeroporto, em Lauro de Freitas)
5/4 - Idoso de 87 anos (Salvador)

Cura
O mais recente caso de recuperação de um paciente com a Covid-19, divulgado pelo Hospital da Bahia também neste sábado, é mais um dado que deverá entrar no próximo balanço da Sesab. Neste sábado (04), a unidade deu alta a uma mulher de 57 anos que estava internada desde o dia 17 de março, após contrair o novo vírus. De acordo com o comunicado, ela era esposa do primeiro paciente que obteve alta no dia 26 de março, que também atestou positivo para a doença. 

Mais dados
A capital baiana concentraa 72,24% dos casos de coronavírus no estado, com 215 ocorrências. Em seguida vem Feira de Santana, com 21 ocorrências, e Lauro de Freitas, com 11 registros. Porto Seguro e Ilhéus estão empatadas com 10 casos confirmados no período. 

A média de idade dos pacientes é de 46,25 anos, variando de 6 meses a 95 anos. A faixa etária mais acometida é a de 30 a 39 anos, representando 25,30% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (4,18/100.000 hab), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos, como aponta análise feita pela Sesab. 

*Sob orientação da editora-chefe Linda Bezerra

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/junho-chegou-correio-promove-lives-para-comemorar-o-sao-joao/
Apresentações acontecem sempre às sextas e sábados de junho, às 19h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais