Primeiro-ministro italiano comunica gabinete intenção de renunciar ao cargo

mundo
26.01.2021, 09:07:00

Primeiro-ministro italiano comunica gabinete intenção de renunciar ao cargo

Para conseguir voltar ao governo, ele precisará arregimentar apoio dos conservadores

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, informou ao gabinete que renunciará ao cargo nesta terça-feira, 26, após o colapso da coalizão governista em meio à crise deflagrada por Matteo Renzi, do partido Itália Viva. O premiê, agora, comunicará a decisão ao presidente Sérgio Mattarella, que pode incumbi-lo de tentar formar um novo governo.

Conte é apoiado pelas legendas Movimento 5 Estrelas (M5S) e Partido Democrático, além de outras siglas nanicas.

Para conseguir voltar ao governo, ele precisará arregimentar apoio dos conservadores ou tentar negociar o retorno do grupo de Renzi, que decidiu sair da coalizão por insatisfações a respeito da alocação dos recursos do fundo de recuperação da União Europeia.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas