Príncipe Philip, de 95 anos, se aposenta de eventos da realeza britânica

Marido da Rainha Elizabeth II ficou conhecido pelo bom humor e pelas gafes. Ele já sofreu com uma doença cardíaca, mas mantinha agenda intensa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2017 às 10:15

- Atualizado há um ano

O príncipe Philip, marido conhecido por seu constante apoio à rainha Elizabeth II, deixará de participar de compromissos oficiais a partir do outono europeu, informou o Palácio de Buckingham nesta quinta-feira (4/5). A rainha de 91 anos, manterá suas atividades normalmente.O duque de Edimburgo, de 95 anos, tomou a decisão com apoio total da rainha, disse o palácio em comunicado. Ele já sofreu com uma doença cardíaca e outros problemas nos últimos anos, mas ainda assim tem mantido uma vigorosa agenda pública. Ele parecia com boa saúde e bom humor ontem (4/5), durante uma aparição em um clube de críquete de Londres. Brincou sobre ser a pessoa mais experiente do mundo quando se trata de inaugurar placas.

O bom humor do príncipe, muitas vezes o levou a cometer gafes que ficaram famosas. Em uma delas perguntou a um cadeirante que dirigia uma cadeira de rodas elétrica, quantas pessoas ele já havia atropelado "com aquilo". Em outra, disse a crianças da Associação Britânica de Deficientes Auditivos que estavam em pé perto de uma banda caribenha: "Vocês estão tão perto da música que não me admira que sejam surdos".

A rainha Elizabeth II "continuará participando normalmente dos eventos oficiais ao lado dos outros membros da família real", diz o comunicado oficial. Philip é membro da família real grega no exílio e esteve ao lado da rainha em incontáveis aparições públicas desde o casamento deles, em 1947. Ele abriu mão de uma bem-sucedida carreira naval para apoiá-la quando Elizabeth se tornou rainha, em 1952.Elizabeth II, que em fevereiro completou 65 anos no trono, acabou de retornar ao Palácio de Buckingham, sua residência oficial em Londres, após passar a Semana Santa em Windsor. A rainha e o duque tiveram problemas de saúde no fim do ano, quando um forte resfriado impediu que eles participassem de vários eventos natalinos.

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, agradeceu Philip "em nome de todo o país" por décadas de serviços prestados. Fonte: Associated Press.