Professor do Benin fará palestra sobre o significado da África no Brasil

Ação é parte das comemorações do Novembro Negro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2018 às 21:18

- Atualizado há um ano

Iniciando o calendário do Novembro Negro, o Centro Universitário Jorge Amado recebe, amanhã, o professor beninense Olabiyi Yai, que fará a palestra O Significado da África no Brasil, às 10h, no Auditório Zélia Gattai. O evento será aberto ao  público e, além de Yai, o príncipe do Benin, Wilson Andrade, também vai compor a mesa.

Especialista em línguas africanas, literatura, alfabetização, poesia oral e cultura de diásporas africanas, Yai é ex-presidente do Conselho Executivo da Unesco e também atuou como reitor do Departamento de Línguas Africanas da Universidade da Flórida. Atualmente é membro do comitê científico do futuro Museu Internacional de Artes, Culturas e Civilizações vodun/orishas que o governo do Benin está erguendo em Porto-Novo.

Em janeiro, a Unijorge fará a Viagem Guiada ao Benin, aberta ao público. A ideia da viagem, como explica o reitor da Unijorge, Guilherme Marback Neto, é promover uma reconexão das pessoas com o continente de onde partiram os escravos responsáveis pela construção do Brasil colônia. “Ao falar da África, costumamos esquecer os pontos positivos do continente, que não são poucos. O desenvolvimento de uma cultura de admiração pela afrodescendência presente no território brasileiro só será possível quando olharmos para o legado histórico desses países que foram base para a construção do nosso país”, explicou.

Informmações sobre a pré-inscrição e os custos da viagem podem ser tiradas pelo e-mail: [email protected].

SERVIÇO O quê: Palestra - O significado da África no Brasil, com a presença do professor beninense Olabiyi Yai Quando: 07 de novembro, 10h Onde: Auditório Zélia Gattai, Unijorge – Campus Paralela Entrada gratuita sujeito à lotação do espaço.