Professor do Benin fará palestra sobre o significado da África no Brasil

salvador
05.11.2018, 21:18:00
Atualizado: 05.11.2018, 23:14:12

Professor do Benin fará palestra sobre o significado da África no Brasil

Ação é parte das comemorações do Novembro Negro

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Iniciando o calendário do Novembro Negro, o Centro Universitário Jorge Amado recebe, amanhã, o professor beninense Olabiyi Yai, que fará a palestra O Significado da África no Brasil, às 10h, no Auditório Zélia Gattai. O evento será aberto ao 
público e, além de Yai, o príncipe do Benin, Wilson Andrade, também vai compor a mesa.

Especialista em línguas africanas, literatura, alfabetização, poesia oral e cultura de diásporas africanas, Yai é ex-presidente do Conselho Executivo da Unesco e também atuou como reitor do Departamento de Línguas Africanas da Universidade da Flórida. Atualmente é membro do comitê científico do futuro Museu Internacional de Artes, Culturas e Civilizações vodun/orishas que o governo do Benin está erguendo em Porto-Novo.

Em janeiro, a Unijorge fará a Viagem Guiada ao Benin, aberta ao público. A ideia da viagem, como explica o reitor da Unijorge, Guilherme Marback Neto, é promover uma reconexão das pessoas com o continente de onde partiram os escravos responsáveis pela construção do Brasil colônia. “Ao falar da África, costumamos esquecer os pontos positivos do continente, que não são poucos. O desenvolvimento de uma cultura de admiração pela afrodescendência presente no território brasileiro só será possível quando olharmos para o legado histórico desses países que foram base para a construção do nosso país”, explicou.

Informmações sobre a pré-inscrição e os custos da viagem podem ser tiradas pelo e-mail: internacional@unijorge.edu.br.

SERVIÇO
O quê: Palestra - O significado da África no Brasil, com a presença do professor beninense Olabiyi Yai
Quando: 07 de novembro, 10h
Onde: Auditório Zélia Gattai, Unijorge – Campus Paralela
Entrada gratuita sujeito à lotação do espaço.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas