Projeto em Feira de Santana propõe troca de animais usados em carroça por motos

bahia
07.10.2021, 15:11:00
(Divulgação)

Projeto em Feira de Santana propõe troca de animais usados em carroça por motos

Bichos serão doados para que sejam tratados por estudantes de Medicina Veterinária

Uma iniciativa quer acabar com o uso de animais para transporte em Feira de Santana. A proposta é que os carroceiros abandonem o uso de bichos e passem a usar motos.

A ideia é da Secretaria de Saúde de Feira de Santana, em parceria com a Faculdade Regional da Bahia (UNIRB), e um termo de convênio e estágio nesta terça-feira (5).

A proposta prevê que os animais usados em carroceria sejam doados à faculdade e passem a viver nos campos de estágio da instituição. Eles serão cuidados pelos estudantes do curso de Medicina Veterinária, que poderão colocar em prática o que aprenderam em sala de aula.

As motos concedidas aos carroceiros serão cedidas pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), destinando veículos de apreensão - que não possuem proprietário. A revisão e adaptação dos veículos fica por responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

“Dessa forma salvamos o animal e o carroceiro não perde a sua fonte de renda. O próximo passo é assinar o convênio com o Detran e Polícia Rodoviária Federal”, explica o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Britto.

Para o reitor e presidente da rede Unirb, Carlos Joel Pereira, a retirada desses animais das ruas ajudará os estudantes a terem boa formação, além de ser benéfico para os animais, que deixarão de ficar expostos ao sol e chuva e passarão a ter alimentação adequada. “Nossa expectativa é contribuir com o município, vamos acolher esses animais para auxiliar na formação dos nossos estudantes”, pontuou.

Em Feira de Santana é proibido o trânsito de veículos de tração animal no Centro, conforme dispõe a Lei Municipal nº 3527/2015.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas