Puppy class: treinador de cães lança programa de aulas para educação de filhotes em Salvador

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  • Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

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Rafael e Nina, filhote de pastor de shetland (Foto: Divulgação) Para não ser um cabra problemático como este Cãogaceiro que vos escreve, o melhor a fazer é ir para a escola desde cedo. Tudo bem, já adulto aprendi "na marra" a fazer xixi no lugar certo e melhorei muito meu territorialismo. Mas, se não fosse um cachorro de rua no início da minha vida, se tivesse uma família e a educação adequada desde pequeno, minha capacidade de socialização entre humanos e outros cães seria muito melhor.

O treinamento de filhotes já foi um tema controverso entre adestradores. Alguns acreditavam que adestrar um cachorro muito novinho poderia lhe causar traumas. Isso só deveria ser feito com a maturidade, no oitavo ou nono mês. Estudos mais recentes mudaram essa ideia. Na verdade, quanto mais novo o cachorro é treinado, muito maior a sua capacidade de aprendizado. Hoje, a maioria dos especialistas acredita que o treinamento de filhotes é essencial para que ele viva feliz em uma família humana e entre os da sua espécie.

Pensando nisso, o treinador de cães e veterinário Rafael Ramos, da @caodeouro, criou a chamada Puppy Class, uma sala de aula só para filhotes. Veja no video acima um pouco do que rolou no dia que os cãezinhos se conheceram. O trabalho de fato tem início neste sábado (9) na @vilacani, no Horto Florestal, e seguirá por quatro sábados seguidos. Novas turmas serão abertas em breve. Nesta entrevista, Rafael dá dicas de como educar filhotes, descreve quais os principais erros dos tutores nesta educação e diz como vai funcionar o trabalho desenvolvido na Puppy Class. 

Lampião - Porque é tão importante educar os cães desde bem pequenos?

Rafael - Os seres humanos estão acostumados a lidar com pessoas e quando adquirem um animal eles querem que esse animal se comporte da melhor forma no seu ambiente social. Só que esse animal não vem pronto. Eles precisam ser ensinados. Se você faz isso desde pequeno isso fica mais fácil e rápido. Assim como acontece com os seres humanos, existem fases que devem ser respeitadas.

Lampião - Mas qual a fase ideal para iniciar esse treinamento? 

Rafael - Estudos recentes mostram que esse trabalho de socialização já pode ocorrer a partir do segundo ou terceiro mês de vida. Antes, esse tema era controverso. Acreditava-se que o treinamento deveria começar com o animal mais maduro, com oito ou nove meses. Hoje isso já caiu por terra. 

Lampião - Como funciona a Puppy Class e o que o filhote aprende?

Rafael - A primeira coisa é a interação com outros cães. O primeiro objetivo é socializar porque um cão antissocial pode trazer muitos problemas para o seu tutor e para ele próprio. Além disso, durante a Pupy Class, ele será "pareado" de forma positiva e gradual à interação com objetos diferentes, com texturas diferentes, com barulhos diferentes. O secador do pet shop, por exemplo, que muitos cães adultos têm medo, eles já podem começar a se familiarizar. Sem falar nos comandos básicos de "senta", "deita" e outros. Tudo isso é o dono que vai fazer sendo acompanhado de um treinador.  

Lampião - Porque o treinamento coletivo de filhotes pode ser melhor do que o individual?

Rafael -  Quando o seu cão está inserido em um ambiente com outros filhotes, ele já inicia o treinamento socializando com outros cães de maneira controlada e gradativa. É um ambiente monitorado. Muitas vezes o filhote tem que ficar recluso na casa do tutor e só sai para a rua depois que finaliza o ciclo de vacinas. O problema é que o fim do ciclo de vacinas normalmente coincide com o fim do ciclo de socialização. Então ele não tem essa oportunidade. Em uma Puppy Class ele pode interagir sem riscos e o tutor pode começar a exercer um controle sobre essa socialização. Porque nem toda interação é saudável. O cachorro que quer pular o tempo inteiro no outro, por exemplo, não está exercendo uma interação saudável. Então aqui o tutor pode ensinar o seu filhote a fazer a aproximação e interagir da melhor forma.

Lampião - Quais os cuidados tomados com a saúde desses cães filhotes durante a aula, já que eles ainda não finalizaram o ciclo de vacinas?

Rafael - Todos devem ter tomado pelo menos a primeira dose de vacinas. Quando nascem e são amamentados, os cães absorvem os anticorpos passados pela mãe. A primeira dose de vacinas reforça isso. Todos da turma devem estar no mesmo nível vacinal. Eles também passam, toda semana, por uma triagem. Nessa triagem sabemos quais as condições de saúde daquele animal para que ele não coloque os outros em risco. Tudo é visto antes de começar as aulas. Se naquela semana o cachorro teve um problema de saúde ele não participa.    

Lampião - Para o leitor que está com um filhote em casa nesse momento, quais os cuidados devem ser tomados na sua educação básica ?

Rafael - A premissa deve ser baseada em reforço positivo e os estímulos devem ser apresentados de forma gradativa. Os tutores devem se preocupar com a socialização e com o comportamento dentro de casa, como fazer xixi e coco no lugar errado. Com base em recompensas (carinho, petisco) na hora certa, é preciso ensinar o cachorro o local certo e não usar a punição quando ele faz no lugar errado.   

Lampião - Quais os maiores erros cometidos pelos tutores na educação de filhotes?

Rafael - O maior erro é acreditar que vários comportamentos do filhote vão desaparecer quando ele ficar adulto. Na maioria das vezes muitos desses comportamentos se acentuam. Quanto mais vezes ele faz, mais enraizado fica e mais difícil de tirar. Então as pessoas acabam não investindo em um treinamento acreditando que aquele comportamento vai passar ao longo do tempo. 

Lampião - Muita gente acredita que os cães têm maus comportamentos por pura pirraça. Isso existe?

Rafael - Nunca é por pirraça. Essa é uma característica humana. Se ele não faz o xixi no local que você indicou é porque houve uma falha na comunicação ou por algum motivo que você não entendeu ele fez em outro local que te desagrada. Cachorro não tem noção do que é certo ou errado e sim noção do que traz benefício para ele ou não.