Putin anuncia operação militar de tropas russas no Leste da Ucrânia

Há relatos de barulhos de tiros e explosões em Kiev; equipe da CNN americana registra momento

Publicado em 24 de fevereiro de 2022 às 00:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

O presidente russo Vladimir Putin anunciou na madrugada desta quinta-feira (24) que autorizou uma operação militar especial no Leste da Ucrânia. Ainda não há detalhes sobre o escopo da operação mas, logo após o anúncio, pessoas relataram que ouviram barulhos de tiros e explosões capital ucraniana, Kiev. 

Uma equipe da CNN americana registrou o momento exato de uma explosão. Nas imagens, o correspondente se abaixa e apressa em colocar um colete à prova de balas. Também há relatos de sons de disparos perto do principal aeroporto de Boryspil.

Em pronunciamento feito pela TV nesta quarta-feira (23), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu que a Rússia não invadisse o país. Falando em russo na maior parte dos nove minutos em que ficou no ar, o líder ucraniano se dirigiu à população russa. "O povo ucraniano quer a paz. O governo ucraniano quer a paz e está fazendo tudo para construí-la", disse. Horas antes, o Parlamento ucraniano pediu para seus cidadãos deixarem a Rússia imediatamente.

A Rússia fechou parte do espaço aéreo na região de Rostov, a Leste de sua fronteira com a Ucrânia. Segundo ele, o objetivo é "fornecer segurança" para voos da aviação civil. A Ucrânia informou que voos civis estão "restritos devido a perigo potencial".

O presidente dos EUA, Joe Biden, classificou o ataque russo como injustificado. "Putin escolheu uma guerra que trará perdas de vidas e sofrimento", disse. Desde janeiro o governo americano vem alertando que uma invasão russa é "iminente", mas nesta semana a situação ganhou uma nova escalada após Putin reconhecer as regiões separatistas de Donetsk e Luhansk como independentes.

Autoridades dos Estados Unidos, da Otan e da União Europeia disseram na terça-feira (22) que as forças russas começaram a invadir essas regiões controladas por separatistas apoiados pelo Kremlin, que Putin disse reconhecer como independentes.

Nesta quarta-feira (23) o Parlamento ucraniano aprovou por ampla maioria o estado de emergência proposto por Zelenski, mobilizando seus reservistas de 18 a 60 anos, e Kiev anunciou que havia sido vítima de um novo ataque cibernético em massa.

Sanções Na comunidade internacional, a União Europeia anunciou, por seu papel no reconhecimento das regiões separatistas da Ucrânia, sanções contra o ministro da Defesa e os chefes militares russos, o chefe de gabinete do Kremlin, o ministro do Desenvolvimento Econômico e a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores. As sanções publicadas no Diário Oficial da UE consistem no congelamento de bens e na proibição de vistos contra os afetados.

Por sua vez, Joe Biden anunciou nesta quarta-feira sanções contra a empresa encarregada de operar o gasoduto Nord Stream 2, que liga a Rússia à Alemanha. A medida foi anunciada após Berlim suspender o controverso gasoduto, um dia antes.

No dia anterior, os EUA já haviam tornado públicas as medidas contra os bancos e oligarcas russos, denunciando o "início de uma invasão russa" na Ucrânia. A Rússia prometeu uma resposta "forte" e "dolorosa" às sanções americanas.

As medidas permanecem modestas em comparação com as anunciadas no caso de uma invasão, e Moscou tem quase US$ 640 bilhões em reservas cambiais e US$ 183 bilhões em um fundo soberano para lidar com elas.