QR code: prefeitura apresenta ferramenta para acelerar vacinação em Salvador

Tempo de aplicação pode reduzir 25%

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2021 às 09:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho / CORREIO

A prefeitura de Salvador lançou de forma oficial, nesta terça-feira (27), o QR code da vacinação. Com a ferramenta, o tempo de aplicação das vacinas pode diminuir em ao menos 25%.

Segundo o secretário municipal da Saúde (SMS), Léo Prates, o atraso na execução das doses se dá por conta da checagem dos dados, que precisa ser feita de forma criteriosa para evitar fraudes. Ele cita o exemplo da campanha contra a gripe no ano passado que vacinava 70 mil pessoas por dia, sendo que o recorde na de covid-19 é 21 mil, justamente por conta da burocracia.

Com o QR code, a pessoa poderá se vacinar apenas mostrando o código e uma carteira de identidade. Com isso, o tempo médio de vacinação de uma pessoa pode cair de 4 para 2,5 ou 3 minutos.

Para obter o código basta acessar o site da secretaria Municipal de Saúde de Salvador, preencher os dados e fazer o download do QR code, que pode ser levado para a vacinação tanto impresso quanto na tela do celular.

"Desde quando começamos a vacinação, a gente vem tentando aprimorar o sistema em Salvador. Vemos as ferramentas de tecnologia como forma de dar mais conforto para a população. Tivemos o vacinômetro e o filômetro, por exemplo. Depois o serviço de hora marcada para a segunda dose", destaca Léo Prates.

O sistema foi implementado na semana passada numa etapa de teste. 5 mil pessoas se vacinaram apresentando a nova tecnologia e nenhum problema foi registrado. Ele já está disponível e para gerar o QRCode basta acessar o site http://www.saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacinacao-profissionais/ e preencher o nome completo ou o CPF para saber se o nome já está habilitado para aplicação da dose.