Que investimentos são isentos de Imposto de Renda?

tira-dúvidas finanças
25.03.2019, 05:00:00

Que investimentos são isentos de Imposto de Renda?


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Que investimentos são isentos de Imposto de Renda?  Luciano Souza 

Olá Luciano. Na maioria dos produtos de investimento incide o imposto de renda, que é aplicável apenas sobre o valor do rendimento, contudo, é possível encontrar alguns produtos que são livres de impostos, como por exemplo as Letras de Crédito do Agronegócio – LCA - e Letra de Crédito Imobiliária – LCI. Esses dois produtos são isentos do imposto de renda, mas não necessariamente podemos dizer que são melhores por essa razão, há de se considerar a rentabilidade oferecida. A Caderneta de Poupança também é um produto financeiro que não tributa imposto de renda, mas a rentabilidade é muito baixa, o que torna inviável utilizá-la como produto de investimento. Além desses, é possível encontrar operações em renda variável, como ações, que se pode operar sem ser tributado, mas é importante conhecer bem esse mercado para não se expor muito ao risco. Se a sua intenção for buscar um produto financeiro com essa característica para ter mais rentabilidade, afirmo que isso é relativo. Pesquise ativos financeiros que possuam uma rentabilidade real coerente com o seu perfil e compatível com o mercado, independentemente de ter  tributação ou não do imposto de renda. 


Uma das coisas que acaba comprometendo muito o meu orçamento é o supermercado. A gente tenta cortar, trocar de marca, mas cada dia as coisas estão mais caras? Como equilibrar esse custo?  Cássia Mendes

Olá Cassia. As compras de supermercado realmente interferem bastante no nosso orçamento, mas se trata de um item essencial e que precisa ser tratado com muito cuidado. As principais dicas são: a troca por marcas menos famosas; buscar produtos substitutos com menor custo; tentar fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado e segui-la fielmente sem se desviar do foco central; tentar fazer as compras em momentos que esteja mais relaxada e sem fome, evite também   a presença de crianças. Esses  são fatores que irão interferir na sua concentração e vai acabar lhe tirando do foco central, lhe conduzindo a comprar mais do que precisaria ou até tirando seu olhar cuidadoso do preço dos produtos. Os itens que normalmente elevam o gasto do supermercado são os  de limpeza, higiene pessoal e açougue. Busque observar melhor o preço desses itens e se necessário for, pesquise em outras redes para encontrar o melhor momento de comprar com preço mais competitivo. 


As fintechs são mesmo uma opção para quem quer fugir dos juros altos, Edísio?  Thais Oliveira

Olá Thais. As fintechs chegaram para ficar, a prova disso são as diversas opções que temos de bancos digitais, empresas de cartões de crédito, corretora de valores, dentre outras. As operações com essas empresas são, na grande maioria, mais práticas e com menos custos, contudo, não dá para afirmar ainda que elas substituíram de forma plena os serviços tradicionais, talvez isso aconteça no futuro, mas até o momento podemos observar o grande sucessos dessa nova tecnologia que vem facilitando muito a vida dos consumidores. Mas  ainda há muito o que evoluir, principalmente no quesito segurança. Os juros para as operações financeiras cobrados por essas empresas são em alguns casos menores que nas instituições tradicionais, mas isso não é garantia que será assim sempre e para todos os casos. Logo, se está em busca de linhas de crédito, pesquise em todos os segmentos, certamente encontrará boas opções e poderá decidir de forma mais segura. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas