Quem foi Dr. Elsimar Coutinho e qual o legado que ele deixa

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) O Que A BA Quer Saber
  • O Que A BA Quer Saber

Publicado em 18 de agosto de 2020 às 06:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Elsimar Coutinho faleceu na última segunda-feira (17), vítima da covid-19, aos 90 anos. Todas as honras são poucas ao médico, professor e pesquisador que serviu à Universidade Federal da Bahia e ao mundo por quase 70 anos.

O baiano de Pojuca revolucionou a medicina da reprodução humana. Em plena década de 70, apresentou métodos contraceptivos pioneiros e lutou pela possibilidade do planejamento familiar, enfrentando com isso toda a fúria da sociedade conservadora da época.

Também defendeu a reposição de hormônios para mulheres em menopausa e criou tratamentos que até hoje são a base para curar doenças do útero como miomas e endometriose. 

Escolha o seu aplicativo favorito para ouvir o nosso podcast:

Para ouvir no Deezer, clique aqui. Para ouvir no Spotify, clique aqui. Para ouvir no Apple Podcasts, clique aqui. Para ouvir no Google Podcasts, clique aqui. 

Nesse podcast, trazemos um resumo - bem resumo mesmo - da história de Elsimar Coutinho e debatemos o seu legado: qual seria a maior contribuição da atuação dele para a medicina?

Entrevistamos os médicos ginecologistas Antônio Carlos Vieira Lopes e Hugo Maia Filho, além da obstetra e professora da Ufba Vera Lobo. Todos eles ex-alunos de Coutinho que se tornaram amigos e seguidores da sua obra.

Você também pode ouvir no player abaixo ou fazendo o download:

QUE PODCAST É ESSE? O que a Bahia Quer Saber é uma produção diária do CORREIO. Nele, trazemos sempre programas temáticos, debatendo algum conteúdo extremamente local - ou seja, um assunto que interessa direamente à vida de quem mora em Salvador e na Bahia.

MAS O QUE É PODCAST? É um programa de áudio igualzinho a um de rádio, mas que você pode ouvir quando, onde e como quiser - pulando, pausando ou adiantando os trechos, se preferir. Basta ter um aplicativo de músicas (como Spotify), um aplicativo para podcasts (do Google ou da Apple) ou simplesmente dar o play na janela acima.

>> Clique aqui para ver episódios anteriores do O Que a Bahia Quer Saber