Quem são os vencedores do Prêmios ABCA – 2018

césar romero
13.05.2019, 05:00:00

Quem são os vencedores do Prêmios ABCA – 2018

Acaba de ser divulgado em São Paulo os vencedores do Prêmio ABCA – 2018 (Associação Brasileira de Críticos de Arte). Os prêmios ABCA são os mais importantes e abrangentes do Brasil. Personalidades são premiadas por voto secreto, em dez categorias. Votaram associados de todos os estados brasileiros.

A ABCA tem 70 anos de existência. A entrega dos prêmios, troféu (foto), criado por Maria Bonomi, acontecerá dia 28 de maio 19h30minhs no SESC Vila Mariana, em São Paulo.

Os vencedores são:

Prêmio Gonzaga Duque (crítico associado pela atuação durante o ano) - Mônica Zielinsky: Professora titular no Instituto de Artes da Universidade Federal do R.G.S. e integrante do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na mesma universidade.

Prêmio Sérgio Milliet (autor por pesquisa publicada) - Percival Tirapeli: “Patrimônio Colonial Latino-Americano”. Em 330 páginas Tirapeli traça um perfil do período colonial latino-americano e centra o seu trabalho na arquitetura, no urbanismo e na arte sacra.

Prêmio Mario Pedrosa: (artista de linguagem contemporânea) - Sandra Cinto: Seu trabalho nasce do gesto silencioso, feito com o tempo do desenho, com repetição vertiginosa de traços.

Prêmio Ciccillo Matarazzo: (personalidade atuante na área) - Max Perlingeiro: Editor e empresário do setor cultural tem vasta experiência como galerista e curador.

Prêmio Mário de Andrade: (trajetória de crítico filiado ou não) - Ângela Âncora da Luz: Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde realizou seu mestrado e doutorado. Publicou livros, artigos em periódicos e revistas.

Prêmio Clarival do Prado Valladares (artista pela trajetória) - Claudia Andujar: Sua obra sobre os Yanomamis introduz questões da fotografia contemporânea dentro do espectro da iconografia dos povos indígenas no Brasil.

Prêmio Maria Eugênia Franco: (curador pela exposição) - Maria Luíza Távora: Fayga, Entre Cores e Transparências, reuniu 31 gravuras de Fayga Ostrover, pertencentes ao acervo do Palácio Itamaraty, em Brasília.

Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade (instituição pela programação) - MASP: O MASP apresentou intensa programação cultural, com temas emergentes da vida contemporânea.

Prêmio Paulo Mendes de Almeida (melhor exposição) - Histórias afro-atlânticas: A mostra apresentou uma seleção, em torno dos - fluxos e refluxos ‖ entre a África, as Américas, o Caribe, e também a Europa.

Prêmio Antônio Bento: (difusão das artes visuais na mídia) - Select: Revista bimestral sobre arte e cultura contemporânea com um olhar transversal sobre a atualidade, se consolidou como grande ferramenta cultural.



Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-foco-e-total-aqui-neymar-se-apresenta-a-selecao-brasileira/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-um-dos-destinos-mais-procurados-pelos-soteropolitanos/
Potencial do povoado Baixio atraiu o empreendimento Ponta de Inhambupe
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pm-morre-apos-ser-baleado-dentro-de-hotel-no-dois-de-julho/
Vídeo mostra hora do disparo, que atingiu o soldado no rosto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-agride-e-ameaca-de-morte-funcionarios-de-restaurante-em-salvador/
Caso ocorreu na noite desta quinta-feira (23) em empreendimento na Cardeal da Silva
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/esse-cara-vai-me-matar-luisa-sonza-fala-sobre-regressao-de-whindersson-apos-briga/
Youtuber se envolveu em confusão com influencer Carlinhos Maia; entenda
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/plateia-abandona-sessao-por-cenas-de-sexo-explicito-de-filme-em-cannes/
Cena de sexo bastante longa em banheiro entre personagens foi criticada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/classico-caverna-do-dragao-e-revivido-em-live-action-para-comercial/
A recepção da propaganda foi tão boa que internautas logo pediram um filme
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/juntos-e-shallow-now-5-versoes-do-hit-menos-piores-que-a-de-paula-fernandes/
Tem nos ritmos forró, country e, claro, no estilo pagodão da La Fúria; ouça
Ler Mais