Raúl Castro anuncia que vai deixar comando do Partido Comunista de Cuba

mundo
16.04.2021, 18:01:00
Atualizado: 16.04.2021, 18:05:27
(Ariel Ley Royero/ACN/AFP)

Raúl Castro anuncia que vai deixar comando do Partido Comunista de Cuba

Aposentadoria já era esperada; presidente do país assumirá o partido

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Raúl Castro anunciou nesta sexta-feira (16) que está deixando o comando do Partido Comunista de Cuba (PCC), aos 89 anos. Com isso, chega o fim um período de mais de seis décadas em que ele e o irmão mais velho, Fidel Castro, morto em 2016, estiveram na liderança do país. 

A decisão já era aguardada e foi anunciada no discurso de abertura do congresso do partido, que vai durar quatro dias e acontece em Havana, em meio a protestos de grupos que querem mudar o regime do país. 

No discurso, Raúl disse que os novos líder do partido são figuras leais, cheios de paixão e "espírito anti-imperialista", tendo a experiência necessária para crescer na hierarquia. 

Raúl já havia dito no último congresso, em 2016, que aquele seria o último liderado pela "geração histórica" de Sierra Maestra, fazendo referência à Revolução Cubana de 59. 

O sucessor dele já é conhecido: Miguel Díaz-Canel, 60 anos, que é o atual líder do regime, como presidente. Em 2018, Raúl cedeu o comando oficial do país a Díaz-Canel, mas na época manteva a liderança do partido.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas