Reality de moda baiana será exibido no Youtube; veja 1º episódio

salvador
15.04.2019, 19:16:00
Atualizado: 15.04.2019, 21:01:34

Reality de moda baiana será exibido no Youtube; veja 1º episódio

Salvador Fashion Race terá cinco blogueiros e estilistas baianos, que formarão duplas

Com direito a tapete vermelho e looks dignos de passarela, o lançamento do Salvador Fashion Race, primeiro reality show baiano de moda, movimentou o Shopping Barra na manhã desta segunda-feira (15). A série de 24 episódios será disponibilizada semanalmente no canal do YouTube oficial da cidade de Salvador (youtube.com/salvador).

O primeiro episódio já está no ar:

A festa de lançamento do programa contou com a presença dos participantes (veja abaixo), que são estilistas e blogueiros selecionados para o elenco da atração, além da mentora e estilista baiana Juliana Herc. Também estiveram presentes o prefeito ACM Neto, o vice-prefeito Bruno Reis e o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco.

Seguindo a linha de realitys famosos do gênero como Project Runway e Rupaul’s Drag Race, Salvador Fashion Race contará com 10 competidores: cinco estilistas e cinco blogueiros, que formarão duplas e vão competir pelo grande prêmio.

O melhor estilista ganhará um mês de estágio no ateliê de Juliana Herc, em Lisboa, Portugal. Já o blogueiro receberá uma viagem de sete dias também na cidade portuguesa, além de também participar de um projeto com a estilista mentora. A data da final ainda não foi revelada.

Enquanto os designers de moda trabalharão na criação, em uma sala de costura, os blogueiros terão a missão de percorrer lojas da cidade para garimpar acessórios para compor os looks e impressionar os jurados na passarela.

O júri será formado pelo consultor do Sebrae Aldir Parisi, pela integrante do FitDance Aline Ramos, a designer de moda Carol Barreto, a professora de moda Phaedra Brasil, a jornalista Gabriela Cruz e a empresário Tininha Viana.

As visões de mundo, gosto e opiniões diferentes podem ser tornar um empecilho para muitos candidatos, o que pode acabar gerando alguns desentendimentos. 

Outro detalhe que promete deixar a disputa ainda melhor é que ninguém será eliminado. Todos os competidores devem ir até a final, somando pontos durante os quatro desafios, um a cada semana. No final, a dupla que tiver mais pontos vence.

Haverá pontuação dada por jurados e por voto popular, que pode definir o rumo da disputa e eleger o melhor trabalho apresentado no reality. Isso porque, após cada desafio que as duplas enfrentam, o público será consultado para votar nos melhores looks.

Ao todo, 20 episódios já foram gravados e serão exibidos ao público aos poucos. Serão dois por semana e, após cada desafio, será aberta a votação para o público, que ocorrerá no próprio Youtube, através da ferramenta de enquete. 

A ação é realizada pela Prefeitura, por meio da Secult, com patrocínio do Shopping Barra, apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e produção da Casa Salvador.

Animação
Os primeiros episódios da websérie apresentam cada um dos participantes e mostram o sorteio que definiu quais seriam as duplas competidoras. Nos episódios gravados, já rolou muito desentendimento, mas cenas de reconciliação também. É o que adianta o diretor de produção do Salvador Fashion Race, Will Brandão. 

“A gente pode esperar, do programa, tudo o que tem nos realitys: a verdade. Além de muita gente criativa, surpresas, além de tendências de moda bem bacanas, que servem para quem quer pegar dicas de moda e para quem quer se entreter e ver como toda a coisa acontece. O enredo segura a gente, as coisas começam a acontecer. Algumas pessoas brigam, depois passam a se entender. É como se fosse uma trama de fato”, adianta. 

A estilista baiana Juliana Herc está animada com o desafio. Ela será responsável por aconselhar e dar dicas aos competidores. 

"O decorrer do projeto foi incrível. Eles foram muito bem selecionados e a junção destas duplas aconteceu de forma muito natural e ao mesmo tempo com conteúdo", avaliou. 

Ela citou ainda que o objetivo do concurso é estimular a moda baiana e fazer com que ela tenha um maior reconhecimento.

"Eles conseguiram unir suas habilidades em um único propósito que é fazer com que a moda em Salvador seja reconhecida, o que não acontece hoje. Nós temos alguns circuitos que são procurados naturalmente e, infelizmente, Salvador ainda não é um deles", completou ela.

(Foto: Marina Silva / CORREIO)
(Foto: Marina Silva / CORREIO)
(Foto: Marina Silva / CORREIO)

Conheça os participantes:
Produzida pela Salvador Produções, a websérie já teve seu time de estilistas e blogueiros selecionados. Os estilistas são Alex Milanny (@abanto.oficial), Joice Fischer (@joiceefischer), Kívia Souza (@kaolliada), Tamara Nascimento (@ta19mi) e Teodoro (@queenofcajazeiras).

Já o time dos blogueiros é formado por Carla Galrão (@gordaroupa), Carol Gonçalves (@blogmulhermelhore), Fernanda Medeiros (@februxa), Iasmine Fernandes (@vamoscachearomundo) e João Caldas (@joao_ccaldas).

Carla Galrão e Kívia Souza 

Carla e Kivia (Foto: Marina Silva/CORREIO)

Nascida em Senhor do Bonfim (BA) e criada em Jacobina (BA), a estilista Kivia Souza, 29 anos, chegou à capital em 2011. Formada em Jornalismo, ela também tem formação técnica em modelagem do vestuário pelo Senai. Atualmente, atua como repórter do Jornal CORREIO e é dona do Ateliê Casalinda, marca criada em 2015, onde vende acessórios e peças de roupa. Suas principais referências para a criação das peças são as religiões de matriz africana e as manifestações populares do Norte, como o Carimbó, além de outros movimentos folclóricos, pelo movimento, colorido e leveza. 
  
Carla Galrão, 26, é produtora de moda plus size. Formada em Produção Cultural, criou o perfil no Instagram para compartilhar achados de roupas de tamanhos grandes e militar contra a gordofobia. Com o tempo, outras questões como feminismo, rotina e trabalho começaram a ser falados também no perfil. Atualmente, o Instablog tem pouco mais de 19 mil seguidores.

As duas deverão alinhar suas ideias e encontrar pontos comuns em suas referências. Se depender delas, isso será fácil de lidar. “Eu tô muito feliz de ter participado disso. Minha dupla é uma mulher incrível, empoderada, que só somou para mim”, disse Carla. “Nós duas casamos certinho”, brincou Kivia.

Joice Fischer e João Caldas

Joice e João (Foto: Marina Silva/CORREIO)

Com formação técnica em Administração, a paulista Joice Fischer, 29, descobriu a costura em 2013, com Dona Pierina, 80. Foi com ela que a estilista, em dois anos, aprendeu a técnica de modelagem, corte e costura. Em paralelo, Joice cursou estamparia têxtil no Senac e desenho de moda com Marcio Alek. Chegou em Salvador no ano de 2015 em busca de novas experiências e conhecimentos em moda. No ano seguinte, mudou-se em definitivo para a capital baiana.

Ela diz que a diversidade cultural baiana é uma fonte de inspiração e que a música, as pessoas e o modo de viver do soteropolitanos são fortes referências. Joice Fischer é proprietária da marca Joi Costura, onde desenvolve todo o processo de produção, desde a pesquisa, desenvolvimento da coleção, desenho, modelagem corte e costura.
 
Seu par, o blogueiro João Caldas, 24, é designer e produtor de moda de algumas personalidades baianas, como a dançarina Lore Improta. Com pouco mais de 71 mil seguidores no Instagram, tem experiência de mais de oito anos no mercado da moda. Como bom baiano, procura sempre inovar para agradar a todos os estilos. “Ela tem uma energia surreal. Ela é incrível e eu diria que a gente foi a dupla que mais se conectou. Ter participado com ela foi muito gratificante mesmo”, disse sobre a experiência da competição em dupla. 

Tamara Nascimento e Fernanda Medeiros

Tamara e Fernanda (Foto: Marina Silva/CORREIO)

Tamara Nascimento, 26, é afroempreendedora e fundadora da marca Ofá Bèmin. Iniciada no candomblé em 2014 para o Orixá Logunedé, logo após o período de iniciação precisou cumprir o seu resguardo religioso seguindo as tradições do seu axé. Foi neste período que aprendeu a costurar suas próprias indumentárias religiosas como passatempo e, nesse hobbie, descobriu a oportunidade de empreender tendo como seus primeiros clientes seus irmãos de santo.

Suas principais referências são as indumentárias femininas das religiões de matrizes africanas. Tamara define seu trabalho como de “etnicidade única”, por fazer parte de uma coletividade com padrões culturais de um grupo chamado Candomblé e abranger as estampas étnicas - coloridas e geométricas.

Já a publicitária Fernanda Medeiros, 36, descobriu na produção de moda o despertar para um estilo mais leve e autêntico. Uma "bruxa moderna de fala espontânea", como se define, tem como propósito despertar o feminino sagrado que existe dentro das mulheres. Em sua rotina diária, ela inspira uma vida mais bonita, acolhedora, saudável, intuitiva e de conexão com o universo astral. Tem cerca de 44 mil seguidores.

A junção dos dois perfis totalmente diferentes parece ter dado certo. “O programa me deu a oportunidade de fazer roupa mais simples. Tenho experiência com roupas de candomblé, que são produções mais tradicionais, mas essa necessidade de pensar em outros tipos de roupa foi muito importante para mim”, contou Tamara.

Iasmine Fernandes  e  Alex Milanny

Iasmine e Alex (Foto: Marina Silva/CORREIO)

Alex Milanny, 28, é soteropolitano e é formado em design de moda. Também tem curso de modelagem plana básico e intermediário e modelagem básica em malharia no Senac Aquidabã, além de produção de moda no Sesc São Paulo. Já atuou como figurinista no Hotel Iberostar, no Hotel Grand Palladium Imbassahy Resort, Ebateca, com a cantora Larissa Luz, e foi auxiliar de figurino das gravações da novela Segundo Sol, da Rede Globo, em Salvador.

Possui uma marca de moda masculina, mas também considerada agênero, chamada Abanto. Tem como referência cultural as tribos africanas - em especial Le Sapeurs -, a música e os ritmos afro-brasileiros e africanos. Define seu trabalho como "autoral, criativo e cheio de identidade". 

Iasmine Fernandes, 24, é empresária, influenciadora digital e gosta de compartilhar dicas de como empoderar mulheres. Dá dicas sobre cabelos, saúde da mulher, além de abordar temas como empreendedorismo para além do virtual. Promove palestras em empresas públicas e privadas, além de encontros de seguidoras para trazer orientações de profissionais, gratuitamente. Atualmente, tem pouco mais de 67 mil seguidores.

A junção dos dois parece ter dado uma química boa também, justamente por conta de suas diferenças. Enquanto o designer é mais tímido, Iasmine é desinibida. “Eu tive a felicidade de cair em dupla com ele. Para mim, foi um desafio imenso trabalhar com uma pessoa tão diferente de mim, introspectiva. Mas foi muito gratificante porque ele é um profissional de alta costura incrível”, avaliou a influenciadora digital. 

Carol Gonçalves e Teodoro

Carol e Teodoro (Foto: Marina Silva/CORREIO e Divulgação)

Rogério de Sousa Teodoro, 22, é soteropolitano e se define como autodidata na área de moda. Além de designer de moda, artivista, drag queer, performer, ator, modelo e makeup artist, é graduado em Artes Cênicas e desenvolve processos criativos através do seu Instagram. Suas referências são ligadas às leituras contemporâneas sobre afrofuturismo; cultura queer; agitação da arte enquanto instrumento de guerrilha, frente às práticas sociais hegemônicas, através do artivismo; arquitetura; moda de recicle; teatralidade da alta costura e aspectos latentes da cultura clubber. 

Já Carol é publicitária e produtora de moda. Dona do canal Blog Mulher Melhore, ela acredita que será um desafio encontrar o equilíbrio entre a alta costura e o uso cotidiano das peças. Em suas redes sociais, ela compartilha diariamente, com os quase 46 mil seguidores, dicas de moda, cabelo, viagens e tudo mais que achar de interessante no cotidiano. 

Polo de Economia Criativa
O reality faz parte do programa Salvador 360 e é mais uma estratégia da Secult, alinhada com a prefeitura, para fomentar a economia criativa de Salvador e divulgar a cidade como destino turístico. O secretário da pasta, Cláudio Tinoco, explica que a gastronomia, a moda e o design são elementos que dialogam diretamente com a identidade cultural de Salvador. Ainda segundo ele, todas as ações realizadas neste segmento fazem parte de um plano maior de difundir a cultura da cidade.  

Cláudio Tinoco fala sobre o reality (Foto: Marina Silva/CORREIO)

“Nós montamos essa estratégia de poder introduzir um novo conteúdo de promoção da cidade, que fosse baseado, entre outras coisas, em elementos que dialogam com a cultura e com a identidade de Salvador. Aspectos como, por exemplo, a influência de matrizes africanas na moda, no design e na culinária. Então, nós passamos a criar uma plataforma de instrumentos e ferramentas para promoção digital de Salvador”, afirma Tinoco.

E para ele, faz total sentido que tudo isto esteja disponível nas principais redes sociais da cidade. “Não tem sentido, hoje, a gente trabalhar com investimento em promoção da cidade que não seja através do digital. Há um ano criamos o nosso canal oficial de promoção turística, o Canal oficial de Salvador, e já somos, hoje, o principal canal no Brasil de promoção turística”, lembra.

O secretário ainda pontua que a estratégia já começou a  dar frutos. Segundo ele, Salvador já se tornou o principal destino turístico do país, ficando à frente do Rio de Janeiro.

Looks criados pelas duplas foram apresentados na abertura do evento (Foto: Marina Silva/CORREIO)

Este tipo de incentivo, segundo o prefeito ACM Neto, reflete diretamente na economia da cidade. Ele ainda argumenta que o eixo de economia criativa tem tudo a ver com a capital e, por isso, passou a investir na criação de uma agenda para este segmento.

Em tom de mistério, o gestor falou brevemente sobre um outro projeto, da Doca 1, o primeiro polo de economia criativa da cidade. 

“Se tudo der certo, Salvador será a primeira cidade do Brasil a ter, neste molde, um polo de economia criativa. Neste projeto, queremos reunir o que há de melhor e o que traduz de maneira mais plena essa criatividade do povo de Salvador, e a moda terá um lugar especial neste espaço”, comentou.

* Com supervisão da subeditora Fernanda Varela


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