Regulamento determina triunfo do Bahia por 3x0

ba-vi
18.02.2018, 18:32:28
Atualizado: 19.02.2018, 11:38:15
Jogadores do Bahia deixaram o campo comemorando (Mauro Akin Nassor / CORREIO)

Regulamento determina triunfo do Bahia por 3x0

Entenda o que diz a CBF sobre a confusão do Ba-Vi

O regulamento geral de competições da CBF afirma, em seu artigo 56, que nenhuma partida poderá ser disputada com menos de sete atletas. E acrescenta, no inciso 3º, que “após o início da partida, se uma das equipes ficar reduzida a menos de sete (7) atletas, dando causa a essa situação, tal equipe perderá os pontos em disputa”.

O inciso 4º complementa: “O resultado da partida será mantido, na aplicação do § 3º, se, no momento do seu encerramento, a equipe adversária estiver vencendo a partida por um placar igual ou superior a três (3) gols de diferença; e se tal não ocorrer, o resultado considerado será de três a zero (3x0) para a equipe adversária”.

Reprodução CBF
Trecho do Regulamento Geral de Competições da CBF (Foto: Reprodução/CBF)

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) ainda não apresentou a súmula da partida. O regulamento do Campeonato Baiano não aborda o tema, porém registra em seu artigo 1º, parágrafo único: "Todos os dispositivos da Legislação Desportiva aplicáveis ao Futebol Profissional no país e hierarquicamente superiores ao presente Regulamento fazem parte, necessária e obrigatoriamente, do conjunto de parâmetros legais aos quais o Campeonato se submete, dentre eles os Estatutos da FIFA, as Leis Federais 9.615/98 (Lei Pelé), 12.395/11 (Lei José Rocha) e 10.671/03 (Estatuto do Torcedor), o Estatuto da CBF, as Resoluções e Portarias (expedidas pela CBF), o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o Estatuto e RDI´s da FBF, e ainda o Regulamento Geral de Competições da CBF, edição 2018, no que couber".

Após o jogo, o técnico Guto Ferreira já falou como vencedor do clássico, embora em tom de lamento: "Infelizmente um triunfo do Bahia que não tem aquele gostinho porque dentro de campo não foi possível terminar da maneira que tinha que terminar. Mas aí não cabe a nós julgar ou tomar decisões por eles. Nós sempre honramos os torcedores, buscamos os resultados até o final".

Vitória surpreso
Ao final da partida, o técnico Vagner Mancini comentou a situação. Ele afirmou que não deu a ordem para que os jogadores do Vitória forçassem expulsão e disse que a regra deve ser cumprida. “Não sei se a regra diz isso. Seria injusto se acontecesse. Mas a regra está aí e deve ser cumprida. Se for isso, deve ser cumprida”, disse o treinador rubro-negro.

Mas, apesar das regras do Regulamento Geral de Competições da CBF, a Federação Bahiana de Futebol deve se manifestar sobre o clássico hoje, quando a súmula da partida tem que ser divulgada. Até a manhã de segunda-feira (19), o site da entidade permanece com o placar do Ba-Vi em branco.

O CORREIO tentou contato com o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, mas não conseguiu contato. Caso o resultado a favor do tricolor seja confirmado, o Esquadrão chegará aos 11 pontos, ultrapassando o Vitória - que tem um jogo a menos -, com 10.

O presidente do Vitória, Ricardo David, criticou a atuação do árbitro Jailson Macêdo de Freitas e pediu punição da Federação Bahiana. “Os verdadeiros responsáveis têm que ser punidos.  Vamos exigir uma punição, foi nítido o desequilíbrio do arbitro, ele foi pressionado no intervalo.  A federação tem que cuidar da arbitragem, não tem que ter ninguém em cima. Como deixa que ele seja pressionado? Falei isso com o delegado. Temos que mudar o futebol. Tem que ter estrutura para a arbitragem”, bradou Ricardo David, acompanhado por Vagner Mancini e pelo diretor de futebol do Leão, Erasmo Damiani.

Perdeu alguma coisa? Confira todas as notícias do Ba-Vi:
Opinião: o pior Ba-Vi da história
Vitória se reapresenta com portões fechados e em silêncio
Patético: Vitória provoca expulsão e acaba o Ba-Vi antes da hora
Primeiro Ba-Vi do ano é marcado por briga, socos e muita vergonha

Regulamento determina triunfo do Bahia por 3x0
'O jogo estava bom e a gente estragou', diz Fernando Miguel
Mancini afirma que ordem para acabar o jogo não partiu dele
Vitória culpa Vinícius por tumulto em Ba-Vi: 'ele começou'
Vinícius registra ocorrência após agressão no clássico
Guto critica jogadores do Vitória: 'Eles se desequilibraram'
​​​​​​​'Eu não colocaria isso na história do meu clube’, diz Bellintani
Treze torcedores do Vitória são presos após briga com tricolores


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ouca-festival-do-olodum-consagra-musica-de-sandoval-melodia-para-o-carnaval-2020/
Canção intitulada Lendárias do Tempo reverencia figuras femininas que marcaram a história
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/de-arrepiar-jovens-percursionistas-fazem-apresentacao-no-centro-historico/
Dança, moda e artes plásticas também fazem parte do Coisas do Sim, do Projeto Axé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/paraguai-extradita-brasileiro-acusado-de-liderar-contrabando-de-cigarro/
Preso desde março de 2019, Luiz Henrique Boscatto foi entregue à PF na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/papa-manda-mensagem-as-familias-das-vitimas-de-brumadinho/
Pontífice lembrou 1 ano da tragédia, completado neste sábado (25)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-que-e-entenda-o-brexit-o-divorcio-do-reino-unido-da-uniao-europeia/
Prazo final para saída dos britânicos do bloco é dia 31 de janeiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cena-de-terror-diz-jovem-que-salvou-irma-de-ser-atingida-por-predio-em-narandiba/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lore-improta-e-taby-lancam-nova-musica-pipoca-veja-clipe/
O balé da produção é composto por crianças da periferia de Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vanessa-da-mata-faz-show-de-novo-disco-na-concha-acustica/
Apresentação acontece neste domingo (26), às 19h, e também relembra sucessos
Ler Mais