Requalificação da Ponta de Humaitá começa neste mês

Prefeitura vai investir R$ 600 mil na área

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de março de 2018 às 08:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Não há quem discorde que a Ponta de Humaitá, na Cidade Baixa, é um dos pontos turísticos mais bonitos de Salvador. Inclusive, o local começa já neste mês a passar por uma requalificação. A prefeitura de Salvador divulgou nesta quinta-feira (1°) o resultado da licitação de contrato da empresa que ficará responsável por dar uma repaginada no lugar.

A empresa que executará as obras é Metro Engenharia e Consultoria Ltda, que vai trabalhar sob a responsabilidade da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop). O objetivo da requalificação, de acordo com a gestão municipal, é valorizar o local, conhecido por preservar uma das mais belas vistas da capital baiana. 

No total será investido cerca de R$600 mil para a recuperação e pavimentação de toda a região, melhoria do estacionamento, construção de nova quadra esportiva em substituição da atual, urbanização da grama e recomposição dos caminhos.  Será feita a recuperação e a pavimentação de toda a aréa (Foto: Divulgação/SECOM) Também está previsto a remoção de uma edificação construída para dar apoio ao cais, por, segundo a prefeitura, estar em desacordo com o paisagismo local, e melhorias da área de contemplação do pôr do sol.

De acordo com Tânia Scofield, presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o local não pode passar por grandes intervenções por ser tombado pelo   Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Praça que fica entre a igreja e o forte ganhará elementos de paisagismo e de urbanismo (Foto: Divulgação/SECOM) "Não podemos fazer grandes mudanças, mas tenho certeza que, ainda assim, o local ganhará um novo aspecto. Trata-se de uma área que estava bastante degradada e que há muitos anos não passava por requalificação mesmo contendo uma das vistas mais bonitas de Salvador”, afirma Tânia.