Rússia ameaça cortar gás da Europa se for proibida de vender petróleo

mundo
08.03.2022, 11:59:48
(AFP)

Rússia ameaça cortar gás da Europa se for proibida de vender petróleo

Cerca de 40% do gás e cerca de 30% do petróleo consumidos na União Europeia são de origem russa

Agente de ataques á Ucrânia, a Rússia ameaçou fechar o o principal duto de gás do país até a Alemanha caso seja proibida de vender o  petróleo produzido em seu território. A medida seria mais umas das sanções impostas pelo Ocidente como resposta à guerra.

O vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, afirmou que a rejeição do óleo russo pode levar a consequências catastróficas para o mercado global, podendo elevar o preço do barril a US$ 300.

Os Estados Unidos estão conversando com outros países para encontrar uma forma de proibir a compra de óleo russo. Na segunda-feira (7), a Alemanha e a Holanda rejeitaram a ideia.

Cerca de 40% do gás e cerca de 30% do petróleo consumidos na União Europeia são de origem russa, segundo a BBC.
 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas