![]() |
(Divulgação) O salão dourado é hoje utilizado pelo cerimonial para eventos mais exclusivos |
Desde o ano passado funcionando como espaço de eventos, sob o comando das Voluntárias Sociais, o Palácio da Aclamação, no Campo Grande - que foi morada dos governadores durante meio século - terá mais uma área restaurada. Desta vez, a obra se concentrará no suntuoso Salão Nobre, que fica no piso térreo, que receberá um investimento de cerca de R$ 700 mil. Este recurso, segundo o diretor do IPAC, João Carlos Oliveira, se refere a uma parte do valor aprovado no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), e captado no setor privado através da Lei Rouanet, cujo valor total autorizado para captação do projeto de recuperação de todo o palácio é de R$ 5 milhões.
Originalidade
O salão, que embora esteja com o teto e paredes comprometidos pela ação do tempo, já vem sendo utilizado como um dos espaços ofertados pelo cerimonial para eventos exclusivos e é o local preferido dos noivos para fotografias de casamento. Os recursos, segundo o IPAC, servirão para recuperar os elementos artísticos do teto e das paredes, que foram ao longo dos anos desgastados. Após a obra, que está sendo executada pelo Instituto Pedra, do Rio de Janeiro, o teto recuperará os desenhos do século 19, enquanto as paredes ganharão de volta os detalhes e pinturas originais.
![]() |
(Foto:Matheus Pereira/Divulgação) Os jardins concentram a maioria dos eventos do cerimonial |
Café
A próxima etapa, segundo João Carlos Oliveira, será executada tão logo sejam captados os recursos e consistirá na recuperação do andar superior que está fechado há muitos anos em função de seu estado precário. “O projeto é que o pavimento superior seja transformado em casa-museu para visitação”, diz. Está previsto para o espaço, segundo ele, um café para atender aos visitantes.
Mundo insano
Dois grandes nomes da dramaturgia brasileira subirão ao palco do Teatro Castro Alves nos dias 20 e 21 de julho. Claudia Abreu e Leandra Leal são as protagonistas do espetáculo PI – Panorâmica Insana, dirigido por Bia Lessa, e que tem no elenco os atores Luiz Henrique Nogueira e Rodrigo Pandolfo. Em cena, o quarteto vive mais de 150 personagens, interpretando textos de Júlia Spadaccini, Jô Bilac e André Sant’anna, que abordam temas como civilização, sexualidade, política, violência, nação, miséria, riqueza, consumo desenfreado, gênero e desejo.
![]() |
(Divulgação) Claudia Abreu e Leandra Leal encabeçam elenco da peça |
Sessão nostalgia
Para os nostálgicos de plantão vem aí o projeto Rota Retrô que reunirá artistas consagrados que marcaram época. O start será dado no próximo dia 6 de julho, às 18h, na Área Verde do Othon com o show de dois nomes que fizeram história nos anos 1980: Rosana e Byafra. A proposta da dupla é uma viagem no tempo, com os hits que fizeram história em suas carreiras.
Peneira fina
O publicitário e fotografo André Urso foi o único baiano selecionado para participar da quinta edição do Fórum Latino-Americano de Fotografia que acontece de 13 a 16 de junho, no Itaú Cultural, em São Paulo. A proposta do evento, que reunirá apenas 30 profissionais selecionados pela organização em toda a América Latina, é promover o compartilhamento de portfólios e mostrar o seu trabalho para alguns dos nomes mais expressivos do mundo. Realizado a cada três anos, o evento é um dos mais importantes espaços de reflexão e difusão da fotografia na América Latina.
![]() |
(Foto:Paulo Sousa/Divulgação) O publicitário e fotógrafo baiano André Urso |
De fora
Responsável pela criação da trilha sonora do espetáculo Brasilis, estrelado pela Turma da Mônica, de Maurício de Souza, que estreará no dia 29 de junho, em São Paulo, a banda Olodum vai fazer participações ao vivo em algumas das apresentações que a trupe fará na turnê que passará por algumas cidades brasileiras. Curioso é que, embora tenha outra baiana na equipe, a estilista Carol Barreto assinando os figurinos, a produção excluiu Salvador da turnê.
Bebendo e aprendendo
O restaurante Amado foi o lugar escolhido pela The Wine School para sediar o primeiro curso de formação de especialistas em vinhos, em Salvador. Com direito a certificação, o Wine & Spirits Education Trust vai acontecer no próximo dia 29 de junho (sábado), das 9h às 18h e as inscrições estão abertas no site da escola.
Comida do Mato
Depois de dois anos pesquisando e mapeando plantas alimentícias na Bahia, o chef Alício Charoth começou as filmagens do projeto Comida Aqui é Mato, que vai mostrar a cultura alimentar do estado. Cada episódio, segundo ele, parte da reflexão central de que este é um tema importante na revalorização do saber ancestral. Nos oito episódios, que deverão ser exibidos na TV pública, Charoth vai preparar receitas com estas descobertas, ao lado de Mona Soares. A produção está a cargo da Mangaba Productions, e o programa será dirigida por John Lewis.