Salvador aplica 1ª, 2ª e 3ª doses nesta sexta; vacinação para adolescentes segue suspensa

Haverá repescagem para adultos que ainda não iniciaram o esquema vacinal; adolescentes com comorbidades podem se vacinar. Veja locais e horários

Publicado em 16 de setembro de 2021 às 19:22

- Atualizado há um ano

. Crédito: Igor Santos/Secom

Nesta sexta-feira (17), Salvador segue com a vacinção contra covid-19 com repescagem para pessoas a partir de 18 anos ou mais que ainda não iniciaram o esquema vacinal na cidade e estão com o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde. No entanto, a vacinação dos adolescentes sem comorbidades segue suspensa na cidade.

Leia mais: Salvador suspende vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades

Além disso, as Prefeituras-Bairro da cidade estão disponibilizando as doses da vacina contra Covid-19 EXCLUSIVAMENTE para as pessoas com 18 anos ou mais que agendarem o serviço de atualização cadastral do cartão SUS. A medida visa otimizar a imunização dos indivíduos que emitem a 1ª via ou realizam a transferência de domicílio do cartão SUS. 

A capital baiana também segue normalmente a vacinação de gestantes e puérperas com 12 anos ou mais com o nome no site da SMS, bem como os jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente previamente cadastradas no portal da Saúde. 

Para os indivíduos que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feito de forma gradativa. 

Aquelas que estão na mesma situação citada e que ainda não fizeram o cadastro na ouvidoria devem fazê-lo através do site http://www.saude.salvador.ba.gov.br/fale-com-a-ouvidoria/, informando os seguintes dados: nome completo; CPF; data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose; nome da vacina; local em que tomou a primeira e telefone de contato.  Após esta etapa, aguardar contato da SMS informando dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro mas ainda não receberam contato da ouvidoria, devem aguardar a comunicação para o agendamento.

A aplicação das 2ª doses Oxford, Pfizer e Coronavac também segue normalmente. Vacinados com Oxford e Pfzer com data de retorno até 12 de outubro podem se vacinar. Já de Coronavac, deve estar aprazados para 17 de setembro.

Os idosos com 70 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 27 DE MARÇO DE 2021 para o recebimento da 3ª dose. O nome dessas pessoas também precisa constar no site da SMS. Quem completou o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisa fazer nova solicitação, uma vez que a administração da terceira dose acontecerá automaticamente. As equipes volantes também seguirão visitando as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) para imunizar esse público.

1ª DOSE

GESTANTES E PUÉRPERAS: 08H ÀS 16H

Obedecendo nova recomendação do Ministério da Saúde SOMENTE PODERÃO buscar os pontos de imunização, as  GRÁVIDAS E PUÉRPERAS (até 45 dias pós-parto) que tiverem prescrição médica para receber a vacina.

Para ter acesso ao imunizante, todas as gestantes e puérperas devem ter idade igual ou superior a 12 anos, estar com os nomes no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto, além de:

Gestantes: devem também apresentar OBRIGATORIAMENTE cópia impressa da prescrição médica. 

Puérperas: devem também apresentar OBRIGATORIAMENTE cópia impressa da prescrição médica e Declaração Nascidos Vivos (DNV) ou certidão de nascimento do bebê.

Obs: Está suspensa a vacinação para gestantes e puérperas com o imunizante Oxford/ Astrazeneca/Janssen.

Vale salientar que as gestantes e puérperas menores de 18 anos deverão ser acompanhadas pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação.  Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drivers: 5º Centro de Saúde, Atakadão Atakarejo e FBDC Brotas

Pontos Fixos: 5º Centro de Saúde, USF Vila Matos (Rio Vermelho), Shopping da Bahia, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USF Cajazeiras V e FBDC Brotas.

ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS COM COMORBIDADES E/OU DEFICIÊNCIA PERMANENTE COM NOME CADASTRADO NO SITE DA SMS: 08H ÀS 16H

Vale salientar que os menores deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação.  Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drivers: 5º Centro de Saúde, Atakadão Atakarejo e FBDC Brotas

Pontos Fixos: 5º Centro de Saúde, USF Vila Matos (Rio Vermelho), Shopping da Bahia, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USF Cajazeiras V e FBDC Brotas.

PESSOAS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 18 ANOS: 08H ÀS 16H

A Secretaria Municipal da Saúde também realiza a repescagem das pessoas com 18 anos ou mais. Para ter acesso às doses é necessário estar com o nome na lista do site da SMS.

Drivers: FBDC Cabula, Unijorge (Paralela) e PAF Ondina

Pontos fixos: UBS Nelson Pihauy Dourado (Águas Claras), USF Tubarão, USF Plataforma, USF Curralinho, CSU Pernambués, Unijorge (Paralela) e Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros).

2ª DOSE

OXFORD: 08H ÀS 16H 

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da OXFORD programada para até o dia 12 DE OUTUBRO já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drives: Vila Militar (Dendezeiros), Faculdade Universo (AV. ACM) e Shopping Bela Vista.   

Pontos fixos: USF Colinas de Periperi, USF Vista Alegre, USF Vila Nova de Pituaçu, USF Federação, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Pirajá, USF San Martin III e USF Vale do Matatu. 

CORONAVAC: 08H ÀS 16H 

Amanhã todas as pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da CORONAVAC programada para até o dia 17 DE SETEMBRO já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drivers: FBDC Cabula, Unijorge (Paralela) e PAF Ondina

Pontos fixos: UBS Nelson Pihauy Dourado (Águas Claras), USF Tubarão, USF Plataforma, USF Curralinho, CSU Pernambués, Unijorge (Paralela) e Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros).

PFIZER: 08H ÀS 16H

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da PFIZER programada para até o dia 12 DE OUTUBRO já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive: Universidade Católica (Pituaçu), Uninassau (Pituba), Arena Fonte Nova e Barradão. 

Pontos fixos: USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Sergio Arouca (Paripe), USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Cajazeiras X, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Imbuí, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), Universidade Católica (Pituaçu) e Barradão.

3ª DOSE: PESSOAS COM 70 ANOS OU MAIS – 08H ÀS 16H

A aplicação da terceira dose será administrada em idosos com 70 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 30 DE MARÇO DE 2021. Antes de se dirigirem aos postos devem conferir se o nome está na lista do site da SMS.

Para este público também está disponível o serviço Vacina Express, assim como para os indivíduos acamados ou com dificuldade de locomoção. Não é necessário realizar um novo cadastro no sistema quem já teve acesso ao serviço, a equipe retornará automaticamente. O site é o http://vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br.

Drives: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e FBDC Brotas

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Shopping da Bahia, USF Cajazeiras V, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim) e FBDC Brotas.