Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Salvador: cidade humana e solidária

Publicado em 29 de março de 2021 às 05:00

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: .

Quis o destino  que, em meu primeiro mandato como prefeito da primeira capital do Brasil, tivéssemos de reverenciar o aniversário desta cidade no momento mais crítico da pandemia. Nada me impede, no entanto, de expressar aqui o amor que sinto por esta cidade que, para nossa alegria, voltou nos últimos anos a ocupar no planeta o lugar de destaque que sempre foi seu ao longo da história deste nosso país. 

Tão logo estejamos todos vacinados contra o coronavírus, quem visitar Salvador encontrará uma metrópole moderna e pulsante, assim como perceberá em cada olhar a luminosidade que historicamente nos distingue como um povo simpático e acolhedor.

Tudo o que vem sendo realizado nos últimos anos, toda a dignidade resgatada no centro e na periferia, todas as restaurações de casarões e monumentos, todas as praças recuperadas em cada bairro devolveram à população de Salvador a certeza de que podemos fazer a diferença neste século XXI.

Grandes metrópoles do mundo costumam oferecer aos turistas um leque de atrativos bastante limitado, o que as tornam até mesmo provincianas, após dois ou três dias de visitação. A Salvador que apresentamos hoje ao mundo tem uma infinidade de atrações. E não foi por acaso que o jornal The New York Times e a revista norte-americana de turismo e viagem Condé Nast Traveller a indicaram, recentemente, como o melhor destino do mundo. 

Somos um povo resiliente, e a nós não faltarão coragem e perseverança para superar os desafios que estão por vir. É apenas uma questão de tempo para que as coisas retomem o prumo. Construímos todos os alicerces para que a nossa capital volte a gerar emprego e renda. 

De acordo com um estudo publicado pela revista científica World Development, quanto maior o investimento na oferta e qualidade da infraestrutura maior é a possibilidade de redução da pobreza domiciliar no país. Salvador vem investindo com firmeza na recuperação da infraestrutura da cidade, com projetos como o Mané Dendê, no Subúrbio. Com os pés no futuro, no mundo da inovação tecnológica, da economia criativa e da inclusão das periferias, voltaremos em breve a ver a nossa população cada vez mais orgulhosa de sua cidade. 

Já realizamos um cadastro aperfeiçoado das famílias mais carentes, dos informais, dos pequenos e dos grandes empresários atuantes no município. E é sempre bom lembrar que somos a única cidade do Brasil que vem garantindo aos que mais necessitam de um auxílio emergencial de R$ 270 neste período difícil de pandemia. 

Além disso, estamos a pleno vapor com um de nossos programas mais impactantes, o Morar Melhor, através do qual ajudamos as mulheres chefes de família a reformar suas casas com um auxílio de R$ 7 mil. Como se percebe, ao aumentarmos a rede de amparo social, melhoramos o relacionamento entre a prefeitura e o cidadão. 

Por consequência, esse resgate da dignidade da população cria em Salvador um ambiente atrativo e propício para os negócios. Lembremos ainda que nossa capital oferece hoje um dos melhores Centros de Convenções da América Latina. 

O fato é que estamos reabilitando a cidade como um todo, fortalecendo o comércio e a indústria, o turismo e os serviços, além da nova era digital.  Ao completar 472 anos, Salvador segue em velocidade. Uma cidade moderna, orgulhosa de si mesma, principalmente porque, durante toda a pandemia, vem se destacando por salvar cada vez mais vidas.

Bruno Reis é prefeito de SalvadorOpiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade dos autores