Salvador é a capital com menor número de fumantes do Brasil

Dez mil pessoas morrem por dia em decorrência do consumo de cigarro

Publicado em 28 de maio de 2015 às 16:51

- Atualizado há um ano

Dez mil pessoas morrem por dia em decorrência do consumo de cigarro em todo o mundo, totalizando cerca de seis milhões de pessoas por ano. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco é a principal causa de morte, seguida pelo álcool e pela inalação indireta do fumo, que atinge indivíduos que convivem com fumantes. Apesar dos números alarmantes, Salvador é a capital brasileira com o menor índice de fumantes. De acordo com informações do Ministério da Saúde, 5,2% da população adulta declara fazer uso do cigarro. Salvador é a capital com menor número de fumantes do Brasil.(Foto: Arquivo EBC)O baixo consumo de tabaco na capital baiana é atribuído à conscientização da população e ao intenso trabalho realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que em 2006 implantou o Programa Municipal de Controle do Tabagismo, tendo tratado aproximadamente cinco mil pacientes. Após o tratamento, 40% dos pacientes pararam de fumar.O tratamento totalmente gratuito oferecido nas unidades de saúde do município consiste, inicialmente, em uma avaliação clínica e um teste para estimar o grau de dependência química e psicológica dos pacientes. A partir daí, os usuários passam a participar de sessões de grupo para discutir as doenças relacionadas ao tabaco e as vantagens de parar o vício. Para os pacientes mais graves, é indicado o uso de medicamentos, oferecidos gratuitamente pelo SUS.Os interessados em parar de fumar podem se cadastrar em uma das 27 unidades municipais que contam com o Programa de Tabagismo. Para maiores informações sobre o tratamento, ligue 3202-1050.

[[saiba_mais]]

Hábito de fumarDados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2014 indicam que 10,8% dos brasileiros mantém o hábito de fumar. O índice é maior entre os homens - 12,8% contra 9% entre as mulheres. Os números, divulgados hoje (28) pelo Ministério da Saúde, representam uma queda de 30,7% no total de fumantes no país nos últimos nove anos.

Ainda de acordo com o estudo, o consumo de cigarros no Brasil é maior na faixa etária entre 45 e 54 anos (13,2%) e menor entre jovens com idade entre 18 e 24 anos (7,8%).

Os homens fumam mais nas cidades de Porto Alegre (17,9%), Belo Horizonte (16,2%) e Cuiabá (15,6%) e as mulheres, em Porto Alegre (15,1%), São Paulo (13%) e Curitiba (15,6%). O tabagismo é menos frequente em Fortaleza (8,6%), Salvador (9%) e São Luiz (9,3%) entre os homens e em São Luiz (2,5%), Palmas (3%) e Teresina (3,1%) entre as mulheres.