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Da Redação
Publicado em 29 de janeiro de 2020 às 12:41
- Atualizado há 2 anos
O BRT, novo modal de transporte público em construção na cidade, deverá ter os veículos movidos à eletricidade. Além disso, o objetivo da Prefeitura é implantar, a médio prazo, a mesma fonte de energia para os ônibus convencionais. Essas duas novidades serão analisadas nesta quinta-feira (30), quando acontece, entre 10h e 13h, no Hub Salvador, no Comércio, um debate internacional organizado pelo Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática e pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semop). >
O prefeito ACM Neto participa da abertura do evento ao lado do diretor Regional para América Latina do C40, Manuel Oliveira, e do titular da Semob, Fábio Mota. O evento contará ainda com a presença de representantes da Enel, que atua no setor elétrico e viabilizou o funcionamento de ônibus elétricos em Santiago do Chile. Instituições financeiras nacionais e internacionais, a exemplo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do BNDES, interessadas em financiar os ônibus elétricos em Salvador, também estarão na mesa.>
Serão abordadas, em reuniões bilaterais, questões como modelos de financiamento, operação do sistema de ônibus elétrico e estratégias de implementação na capital baiana. Haverá ainda apresentações de fornecedores de ônibus zero emissões. Vale lembrar que Salvador já testou um modelo de ônibus elétrico, que foi o primeiro passo no sentido de modernizar a frota no caminho da sustentabilidade. "Nossa ideia é colocar salvador na vanguarda das cidades ecologicamente mais corretas na área do transporte público", resumiu Fábio Mota.>
De acordo com Manuel Oliveira, os ganhos para Salvador com a implementação dos ônibus elétricos serão inúmeros e o impacto positivo deste equipamento poderá ser percebido em diversos aspectos da vida soteropolitana. >
"Os ônibus elétricos têm muitas vantagens sobre os modelos que circulam hoje em Salvador. Além das questões ambientais, eles economizam mais de 50% da energia consumida, o que torna a operação financeiramente mais em conta para a cidade, inclusive na hora de definir tarifas. Eles não produzem emissões de poluentes, especialmente partículas associadas à maioria das doenças broncopulmonares de crianças e idosos, gerando economia também na saúde pública. E quase não produzem ruído,gerando mais tranquilidade em áreas com tráfego intenso", declarou. >
Manoel Oliveira destacou que os ônibus elétricos são realidade em diversas partes do mundo, a exemplo da China, que tem mais de 60.000 veículos rodando. O Chile detém a maior frota urbana fora da China, com 386 ônibus elétricos.>