Salvador terá seminário de saúde para debater relação entre hospitais e pacientes

Evento será no dia 20 de agosto e reunirá maiores hospitais da cidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2019 às 14:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Salvador será palco do Seminário Pré-Conahp, encontro gratuito que antecipa os principais temas que serão debatidos no Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp) 2019, maior evento da área de saúde no Brasil, que tem organização da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e acontecerá em novembro, em São Paulo. 

Com o tema “Saúde baseada na entrega de valor: o papel do hospital como integrador do sistema”, o seminário será realizado no dia 20 de agosto, no Wish Hotel da Bahia, no bairro do Campo Grande. O encontro deve reunir gestores de hospitais, de operadoras, laboratórios e profissionais de saúde de diversas especialistas, de todo o Brasil.

Segundo o presidente do Comitê Científico do Conahp 2019, Mohamed Parrini, o encontro é fundamental para que as unidades de saúde conheçam o novo perfil de pacientes que buscam tratamentos.

“O paciente 4.0 espera muito mais que um cuidado humanizado, ele quer participar do atendimento, ser protagonista do cuidado. Desta maneira, queremos gerar mais valor e qualidade para ele, mas com sustentabilidade para as empresas. Não oferecer nem menos nem mais, mas o correto. E isso só é possível por meio do uso racional e de uma atuação equilibrada para ambas as partes. É fazer gestão sobre o valor, focar no paciente de forma mais ampla e sistêmica”, esclarece. 

No encontro, também devem ser discutidos temas como a saúde baseada em valor, propostas de reorganização dos sistemas de saúde em torno da relação entre desfechos clínicos, experiência do paciente e custo dos serviços. 

“A saúde baseada em valor está embasada no preceito de que o valor da entrega para o paciente deve ser aferido a partir da relação de desfecho clínico sobre custo, sendo que o desfecho clínico é aquilo que o paciente valoriza como o melhor resultado que ele pode ter com um processo de tratamento, seja qual for a passagem dele dentro do sistema de saúde”, explica Ary Ribeiro, vice-presidente do Conselho Administrativo da Anahp.

Para ele, uma das temáticas que também não pode ficar de fora é a avaliação da pertinência dos procedimentos. “Se um paciente é submetido a um tratamento sem necessidade, isto é um desperdício, não tem justificativa. E se isto ocorre, independente da relação desfecho sobre custo o valor é zero”, analisa. 

Participarão do Seminário Pré-Conahp os hospitais Real Português, Santa Izabel, São Rafael, Memorial São Francisco, Aliança, Hospital Santo Amaro, Hospital Cárdio Pulmonar, Mater Dei, Moinhos de Vento, Hospital Português, São Lucas e Nossa Senhora das Neves.

Seminário Pré-Conahp Data: 20 de agosto (terça-feira) Horário: das 8h às 17h Local: Wish Hotel da Bahia - Av. Sete de Setembro, 1537 - Dois de Julho, Para mais informações (11) 3178-7444 | [email protected]

Programação completa* 9h | Abertura oficial 9h15 – 10h15 | Palestra magna Tema: saúde baseada em valor: o papel do hospital como integrador do sistema Expositor: Ary Ribeiro, vice-presidente do Conselho da Anahp Moderador: Mohamed Parrini, presidente da Comissão Científica do Conahp 2019 10h45 – 12h | Eixo experiência do paciente Mesa redonda: A experiência do paciente na cultura organizacional: desafios e resultados Debatedores: Maria Lencastre, diretora médica do Real Hospital Português; Jaqueline Noronha, gerente de Práticas Assistenciais do Hospital Santa Izabel; Ana Verena, gerente médica do Hospital São Rafael; Rogério Guariniello, CEO do Hospital Memorial São Francisco Moderador: Álvaro Souza, diretor de Relacionamento do Corpo Clínico do Hospital Aliança 13h30 – 14h30 | Eixo modelo assistencial Talk Show: Implementação de novos modelos assistenciais baseados na entrega de valor para o paciente x a sustentabilidade econômica das instituições Participantes: Edgard Passos, coordenador médico da Atenção Domiciliar do S.O.S Vida; Sydney Agareno, diretor técnico do Hospital Santo Amaro; Eduardo Darzé, diretor médico e de Qualidade do Hospital Cárdio Pulmonar; Paulo Prado, superintendente executivo do Bradesco Saúde Moderador: José Henrique Salvador, diretor de Operações do Hospital Mater Dei 15h30 – 16h45 | EIXO INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA Debate: A interoperabilidade tecnológica na saúde e o impacto da lei geral de proteção de dados Debatedores: Mamede Moura, diretor técnico do Hospital Nossa Senhora das Neves; Teresa Maltez, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia; Camila Santana, coordenadora do serviço de oncologia do Hospital Português Moderador: Paulo Barreto, membro do Conselho Anahp e diretor geral do Hospital São Lucas (SE) 16h45 | Encerramento * Outras confirmações estão previstas até a data do evento.