'Se necessário, a gente vai fazer contratações para atingir o objetivo', avisa Edgard Montemor

Novo diretor de futebol do Vitória é apresentado a seis rodadas do fim da fase classificatória da Série C

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 7 de julho de 2022 às 13:24

. Crédito: PIETRO CARPI / ECV

Novo diretor de futebol do Vitória, Edgard Montemor foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira (7), na Toca do Leão. Ele assume o cargo deixado por Rodrigo Pastana, que se transferiu para o Guarani, faltando apenas seis rodadas para o fim da primeira fase da Série C do Brasileiro. 

Montemor tem a missão de ajudar a conduzir o rubro-negro ao acesso. Para isso, o time precisa entrar no G8, feito que ainda não alcançou nenhuma vez no torneio. Com 15 pontos, o Vitória é o 13º colocado da Série C. Está a três pontos da zona de rebaixamento e a quatro do grupo de oito primeiros colocados que avançam para brigar pelo acesso na próxima fase do torneio. 

O novo dirigente assinou contrato até dezembro e avisou que vai fazer as contratações necessárias para o Vitória conseguir classificar à segunda fase da Série C.  

"Minha função, a função dos analistas, de quem trabalha com o futebol, é estar sempre atento ao mercado, ter nosso plano de dados, de reforços, lista de contatos de empresários. Tenho certeza de que vou contribuir com esse momento de possíveis contratações. Se o clube e a comissão julgarem necessário, a gente vai fazer contratações, vai reforçar para atingir nosso objetivo", garantiu.

A primeira fase da Série C se encerra no dia 13 de agosto, com Vitória x Brasil de Pelotas e todos os outros jogos da 19ª rodada. Caso o Leão se classifique, terá calendário pelo menos até 25 de setembro, data em que serão definidos os quatro times promovidos à Série B. A final será disputada nos dias 1º e 8 de outubro.

"Chego aí na reta final da Série C e a gente tem um prazo de contratações. A saída do Pastana foi repentina, clube e ele foram pegos de surpresa, a minha chegada também. A gente vai analisar a possibilidade de reforços, se ainda há a possibilidade de trazer, o que pode ser feito para que a gente consiga nosso objetivo. Primeiro, classificar entre os oito. Depois buscar esse acesso, que é o objetivo do clube", completou Edgard Montemor. 

O novo dirigente foi apresentado pelo coordenador da base do Vitória, Thiago Noronha, que explicou a escolha do clube pela contratação de Montemor: "A principal característica do Edgard é a gestão de grupo. Ele é muito bom de grupo. A gente entende que, para o momento do clube, a gente precisa ter um profissional com essa característica. Buscamos o perfil para este momento".

Edgard Montemor tem 42 anos, é paulista de São Bernardo do Campo e formado em Direito, com pós-graduação em Gestão e Marketing Esportivo e especialização em Organização Motivacional e Gestão de Pessoas. Na Ferroviária-SP até maio, desenvolveu os principais trabalhos no São Bernardo e no Santo André. Conduziu o primeiro da terceira para a primeira divisão do estadual e ajudou a levar o segundo às quartas de final do Paulistão 2020. É a segunda vez que atua no Nordeste. Antes, esteve no Botafogo-PB.

"Sou um executivo bem simples. Sou um gestor de processos dentro do clube, encarregado de verificar se os processos estão funcionando. Entender processos, tirar alguns, colocar outros. Responsável também por fazer gestão de pessoas, essa é uma das funções que creio ser a mais importante. Num primeiro momento, vou focar muito nessa gestão de pessoas. Aqui é um ambiente bom, significa que é um lugar onde todos têm responsabilidade e disciplina. A gente vai seguir com o que a gente acredita, num trabalho diário, para tentar suprir alguma necessidade que o João Burse e a comissão julguem necessário".

O próximo desafio do Vitória é contra um time que está no G8, o São José-RS, 6º colocado, com 20 pontos. O jogo acontece no domingo (10), às 17h, no estádio Francisco Novelleto, em Porto Alegre, pela 14ª rodada da Série C.

Confira outros trechos da entrevista de Edgard Montemor:

Por que aceitou a proposta do Vitória? "O que me fez aceitar a proposta foi o tamanho do Vitória, a importância do Vitória. Nesses 18 anos de profissão, fiquei quase 13 no São Bernardo Futebol Clube. Muito desse período foi produção minha. Clube fundado do zero, participei de escolha de cor de camisa, escudo, nome do time. Algo que levo comigo como muito importante para o meu crescimento. Aprendi na prática. Tenho ambição, sempre quis chegar num clube grande. O Vitória é de Série A, tem torcida de Série A, mas momentaneamente está na Série C. Não poderia não vir para o Vitória se me preparei 18 anos para um momento desses. Dificuldade vai ter em qualquer clube. O Vitória tem a dificuldade dele, mas, se não estivesse tudo certinho, talvez não houvesse necessidade de estar aqui. Sou mais uma pessoa que vai agregar e contribuir. O período não sei dizer. Num primeiro momento, até o final do ano, mas costumo dizer que não importa a quantidade de tempo, importa é a qualidade de tempo, que seja de verdade, seja um tempo precioso e de aprendizado para todos os envolvidos".

A responsabilidade de trabalhar no Vitória "Sei da responsabilidade que é chegar num clube do tamanho do Vitória, de grande história no futebol brasileiro. Me preparei, tenho quase 20 anos exercendo essa função de executivo de futebol. Toda essa trajetória, aprendizado, tudo que busquei, foi para chegar a assumir uma responsabilidade do tamanho que é a responsabilidade aqui no Vitória. Estou à disposição de vocês, imprensa, não só agora, no dia a dia, vocês têm total liberdade para me procurar. A imprensa e a torcida fazem parte do dia a dia do clube e são muito importantes. Estou aqui para ajudar, para agregar. Obrigado pelo convite. É uma honra trabalhar no Vitória.

Perfil profissional "Sou o oposto do centralizador. Sou funcionário do clube. Sempre vou me posicionar, vou colocar minhas opiniões. Para isso fui contratado. Sei dos objetivos traçados pelo clube, sempre vou tentar agregar, construir junto. O gestor de futebol tem que ser um cara simples. Você tem que ter pessoas simples, capacitadas, e deixá-las trabalhar no clube. O gestor tem que deixar a pessoa capacitada trabalhar. Sou um facilitador, vamos dizer assim".

Necessidade de contratações "Em relação à necessidade, futebol é gostoso por isso. Eu tenho acompanhado a Série C. Fiquei 25 dias em casa e não deixei de ver Série C, Série B. A gente precisa sentar para ver como a gente conduz o trabalho, com o João (Burse, técnico), junto com a comissão, analisar o que realmente há de necessidade mais rápida. Nesse momento, trazer um atleta para ser mais um atleta, é melhor utilizar aqui a categoria de base do Esporte Clube Vitória, que dispensa apresentações. Se a gente for ao mercado é para trazer, mesmo que num curto espaço de tempo, algo pontual e que realmente chegue para suprir nossas expectativas de resolver o problema que a gente tenha detectado. Hoje a gente vai ver isso, uma, duas ou três contratações que sejam, se for possível, a gente vai trazer".