Sinais de alerta de risco de deslizamento são acionados em seis localidades de Salvador

Quando as sirenes são acionadas, moradores devem sair de suas casas e ir até o ponto de encontro da área

Publicado em 26 de novembro de 2019 às 09:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Gil Santos/CORREIO

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que acionou o Sistema de Alerta e Alarme de pelo menos seis localidades, na manhã desta terça-feira (26). Desde segunda-feira (25), Salvador enfrenta fortes chuvas, com casos de alagamento. 

Segundo a Codesal, serão acionados os alarmes das seguintes localidades: Baixa de Santa Rita, Calabetão, Bom Juá, Vila Picasso,Voluntários da Pátria e Baixa do Cacau.

A cidade está em 'nivel de alerta máximo' devido à notificação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) de risco 'muito alto' para deslizamento e continuidade de chuva forte nas próximas horas. Das regiões medidas pela prefeitura, o Bom Juá recebeu o maior índice de chuvas. Nas últimas 72 horas, a localidade registrou um acumulado de 176 mm de chuva. Desse total, 151,2 mm foram registrados apenas nas últimas seis horas. 

Logo em seguida, vêm Calabetão e São Caetano, na Baixa do Cacau, com 158 mm e 156,2 mm nas últimas 72 horas. Já na manhã desta terça-feira, entre 8h e 9h, o bairro que mais choveu foi a Liberdade - o índice chegou a 84,8 mm. 

Sair de casa Quando acionado, o sistema desses bairros dispara as sirenes de alerta que fazem parte do do Plano Preventivo de Defesa Civi. Depois do acionamento os moradores precisam sair de suas casas e se dirigir a uma escola municipal determinada como ponto de encontro. 

O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, fez um apelo aos moradores para que, com o acionamento das sirenes, saiam de suas casas e se dirijam para os pontos de apoio. As sirenes são acionadas quando o volume de chuvas acumulado em determinada região ultrapassa a 150mm, como determina o protocolo do plano.

Os sistemas de alarme foram anunciados em 2016, em quatro áreas que foram consideradas “prioritárias” pela prefeitura, na época: a Rua Baixa de Santa Rita, em São Marcos; a Rua Coronel Pedro Ferrão, na Baixa do Fiscal; a Rua Henrique Mamede, no Alto da Terezinha; e a Rua Henrique Marques, no Marotinho (Bom Juá) – onde quatro pessoas morreram em 2015 após deslizamentos de terra provocados pela chuva.

A primeira vez que houve acionamento do alarme do Bom Juá foi em abril do ano passado, quando fortes chuvas atingiram a cidade. 

Ocorrências A nebulosidade e a chuva em Salvador estão associadas a uma frente fria que avança pelo leste da Bahia. 

Até 11h desta terça-feira, a Codesal registrou 128 ocorrências. Foram oito alagamentos de área, 42 alagamentos de imóveis, sete ameças de desabamento, 13 ameaças de deslizamento, duas árvores caídas, três desabamentos de imóveis, sete deslizamentos de muro, quatro desabamentos parciais, 40 deslizamentos de terra, um destelhamento de imóvel, uma infiltração. Em caso de emergência, o telefone 199 deve ser acionado.