Sobe para 18 o número de mortes por vírus H1N1 na Bahia

Campanha de vacinação segue até 1º de junho

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2018 às 20:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

Subiu para 18 o número de mortes por H1N1 em todo o estado. Foram notificados 966 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 76 óbitos. Dentre esses casos, 193 foram confirmados para Influenza, sendo 153 pelo subtipo A H1N1, com 18 deles evoluindo para óbito. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), referentes até o último dia 19. No último boletim, de 15 de maio, foram contabilizadas 15 mortes.

Na capital, de acordo com o novo balanço, foram 11 mortes, seguida de sete municípios: Camaçari (1); Irará (1); Lauro de Freitas (1); Retirolândia (1); Saúde (1); Serrinha (1) e Vitória da Conquista (1). No mesmo período de 2017, não houve mortes por A H1N1.

A faixa etária de maior ocorrência ficou entre os menores de cinco anos (57 casos e sete óbitos) e maiores de 60 anos (24 casos e cinco óbitos), sendo que 66,6% dos óbitos ocorreram no grupo dos menores de cinco anos.

Vacina A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vai até o dia 1º de junho. Os moradores de Salvador podem se vacinar nos 126 postos da rede básica do município. Idosos acamados pode ser atendidos em casa, basta que um familiar faça o agendamento na unidade de saúde mais próxima. É necessário apresentar documento de identificação, cartão SUS e comprovante de residência.

A campanha é voltada para idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, professores, portadores de doenças crônicas e a população carcerária que reside na capital baiana.

A vacina será disponibilizada para o público-alvo, que é considerado mais vulnerável às complicações da doença. As demais pessoas que tiverem interesse devem procurar a rede privada.