Soldador e amigo são mortos em operação da polícia em Nova Sussuarana

Testemunhas afirmam que houve execução; PM nega e caso é apurado pela Corregedoria

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 12 de janeiro de 2019 às 12:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/PM

O primo havia alertado. "'Ni' não desce, tá rolando uma operação policial". Mas o soldador Josenir Bispo dos Santos, 23 anos, ignorou e seguiu com amigos para uma área onde costumavam se reunir para fumar maconha no bairro de Sussuarana Velha. Foi quando, segundo testemunhas, policiais militares chegaram atirando contra o grupo, surpreendido com um ataque pelas costas. Josenir foi encurralado e executado com um tiro no peito na tarde dessa sexta-feira (11) .

Segundo moradores, a operação da Polícia Militar era para a captura de bandidos que roubaram uma carga de celulares no Shopping Bela Vista na quinta-feira (10).

Testemunhas disseram que Josenir não foi o único assassinado pelos policiais. Um dos rapazes que estava com ele, conhecido como Shakire, também não sobreviveu aos disparos. "Vimos quando os dois corpos foram jogados no fundo de uma das viaturas, mas não fazíamos ideia que eram pessoas conhecidas", declarou uma das testemunhas que viu a cena da varanda de casa. Um outro rapaz fora detido pelos PMs. Em nota, a polícia afirma que os rapazes foram mortos em confronto. Foto: Bruno Wendel/CORREIO Josenir tinha acabado de sair de uma audiência em um fórum quando chegou ao final de linha de Sussuarana Velha, por volta das 16h. " Há um ano, ele foi pego com drogas, mas estava respondendo em liberdade. Por causa da audiência de custódia, todo mês ele ia ao fórum para se apresentar ao juiz", declarou a testemunha.

Quando chegou à Rua Marinalva Gonçalves, Josenir encontrou com os amigos, que o chamaram para o local onde Shakire o aguardava. "Ele era usuário. O primo disse para não ir, que tinha polícia por todos os lados, mas ele preferiu seguir com os amigos e deu no que deu", declarou a testemunha. 

Cerca de meia hora depois, ainda de acordo com testemunhas, policiais militares chegaram atirando pelas costas. "Assim como os outros rapazes, Josenir também correu. E quem não correria debaixo de tiros ? Corre quem tem e quem não tem envolvimento", disse a testemunha.

Na correria, Josenir entrou no quintal de uma vizinha, mas logo foi encontrado e posteriormente baleado. "O corpo dele e de Shakire foram arrastados  e jogados no porta-malas. O que a gente sabe é que os rapazes não estavam armados e foram surpreendidos  pelas costas e que os policiais procuravam os ladrões que roubaram a carga de celulares de dentro do shopping", emendou a testemunha.

Confronto Em nota, a Secretaria  de Segurança Pública (SSP-BA) informou que na sexta houve a operação Vetor Aéreo da PM que terminou com dois mortos e apreensão de armas e drogas e que os rapazes faziam parte de uma quadrilha, que reagiu à abordagem policial.

"Os trabalhos preventivo e repressivo foram deflagrados na região conhecida como Sussuarana Velha. Denúncias via redes sociais e através do Disque Denúncia levaram os militares da 48ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Sussuarana), das Rondas Especiais (Rondesp) Central e do Grupamento Aéreo (Graer) até casas usadas por criminosos", diz um trecho da nota. Itens foram apreendidos, segundo a PM Foto: Divulgação/PM O documento da SSP-BA diz ainda que "com a chegada dos PMs a quadrilha atirou e após confronto dois traficantes acabaram feridos. A dupla foi socorrida para o Hospital Geral Roberto Santos, mas não resistiu. Com eles foram apreendidos uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, carregador, munições, 191 pinos de cocaína, um tablete de maconha, 60 trouxas da mesma erva, balança e embalagens plásticas".

Policias ainda seguem na região à procura dos criminosos que escaparam do cerco. Em nota, a Polícia Militar afirmou que a ocorrência foi apresentada no posto da Polícia Civil situado no Hospital Geral Roberto Santos e na Corregedoria Geral da Polícia Militar.

Foram apreendidos com eles na diligência uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, um aparelho celular, 12 frascos de fermento em pó, 191 pinos de cocaína, além de 60 papelotes, um tijolo e uma quantidade a granel de maconha, uma grande quantidade de pinos vazios que são utilizados para acondicionar cocaína e uma balança eletrônica.