Sou Verão chega à Barra com seis esportes gratuitos

Segunda edição do projeto do CORREIO oferece SUP, canoa havaiana, frescobol, futevôlei, patins e skate para a população

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 15 de dezembro de 2018 às 17:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos de Erik Salles

Apaixonados por esporte, os amigos Lucas Barozzi, 23 anos, Yohanna Meneses, 20, e Wagner Rodrigo, 28, decidiram pela canoa havaiana como primeira atividade de lazer no projeto Sou Verão, na Barra. Recém-chegados de Brasília, o jovem trio e suas mães: Marília Barrozo, 65, Anita Portela, 62, e Rosangela Rosa, 61, escolheram o projeto como opção de diversão para esta manhã de sábado, 15.

“Eu faço natação olímpica, judô e capoeira, mas nunca fiz canoa, hoje vai ser a primeira vez”, revela Lucas, ao mesmo tempo em que veste o colete de identificação, concede entrevista. Quando questionado se sente algum medo de entrar no mar, a resposta vem rápida: “Medo nenhum. Sou atleta!”, garante o jovem, que tem síndrome de Down, assim como seus amigos .

Destacando a importância de ações como essa para a socialização e estímulo ao aprendizado, a baiana Anita Portela, mãe de Yohanna, sentiu-se acolhida pela equipe do projeto. “Não é sempre que confiamos os nossos filhos à realização de esportes como esses. Poder propiciar para eles a vivência de novos aprendizados, o estímulo motor e o prazer inesperado são gratificantes e importantes para nós. Acreditar na inclusão é um passo essencial para a mudança”, conclui.

Primeira a chegar Dona de um sorriso fácil e de muita disposição, a advogada Elis Andrade, 27, foi uma das primeiras pessoas a chegar na tenda de esportes aquáticos. “Soube do projeto através do meu irmão que é salva-vidas e convocou toda a família. Foi a primeira vez que fiz SUP (Stand Up Paddle) e foi maravilhoso! Agora quero ir para a canoa”, revela Elis, que mesmo tendo um irmão salva-vidas não é muito de participar de atividades no mar, mas não teve medo de encarar o pranchão e se divertiu. A advogada Elis Andrade foi uma das primeiras pessoas a chegar na tenda de esportes aquáticos Pela primeira vez em Salvador, o pequeno Lucas Freitas, 12, ao lado dos pais Joana e Fernando Freitas, escolheu uma atividade que pudesse ser feita em família. “Somos de Juiz de Fora – MG e passeando aqui pela Barra vimos o estande e a equipe com as camisas. Como estamos de férias e Lucas queria participar, entramos todos juntos na diversão”, explica Joana, antes de receber as instruções sobre como remar na canoa havaiana, nova atividade do Sou Verão. Joana, Lucas e Fernando Freitas com as instrutoras do Sou Verão Quem também marcou presença nessa edição, foi o time de influencers Yuri Badaró (@blogsuperhomem), Nanai Costa (@nanaicosta), Anny Santana (@cacheanny) e Gabriela Rosa (@gabbyrosa2). “Estava ansioso para participar das atividades. Vou trabalhar ainda hoje, mas fiz questão de aproveitar a manhã para fazer SUP e canoa havaiana pela primeira vez”, explica Yuri. Anny Santana, Nanai Costa, Yuri Badaró e Gabriela Rosa  (Foto: Rodrigo Almeida) Inclusão Realizado pelo CORREIO, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio da água Mineral Fresca, o Sou Verão começou na semana passada, na praia e São Tomé de Paripe e chegou hoje à Barra, ocupando pontos do Porto e do Farol. Com oferta gratuita de atividades esportivas: stand up paddle, patins, skate longboard, futevôlei, frescobol (exclusivo em Paripe) e canoa havaiana, o projeto chega à sua quarta edição estimulando a prática de atividades físicas e democratizando o acesso aos esportes.

“Aprendi a andar de Stand Up Paddle na primeira edição do Sou Verão, desde então não perdi nenhum ano. Quando chega essa época eu fico de olho no site e no instagram do Correio para saber as datas e os lugares. Não perco por nada!”, revela Henrique Bastos, 24, após se dividir entre a prática do SUP e os esportes terrestres. Henrique Bastos aprendeu SUP no Sou Verão 2014 e voltou para praticar Para quem deseja participar, a próxima edição do Sou Verão acontece dia 22, em São Tomé de Paripe. A temporada do projeto segue até 26 de janeiro, sempre aos sábados, das 8h às 12h, gratuitamente. Só precisa levar um documento de identificação com foto e se inscrever na hora. Menores de idade devem estar acompanhados de um adulto responsável. Confira as datas e programe-se: 22/12 (Paripe), 29/12 (Barra), 05/01 (Barra), 12/01 (Paripe), 19/01 (Barra) e 26/01 (Paripe).