SSP-BA terá de explicar subnotificação de homicídios no Congresso

satélite
06.01.2018, 09:15:58
Atualizado: 06.01.2018, 09:24:23

SSP-BA terá de explicar subnotificação de homicídios no Congresso

por Jairo Costa Jr., com Luan Santos

Os deputados federais de oposição ao PT na Bahia vão pedir a convocação do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, para que ele se explique, no Congresso Nacional, sobre os indícios de subnotificação nos casos de homicídios dolosos cometidos no estado a partir de 2014. As suspeitas de irregularidades na contabilização dos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) foram apontadas em um relatório de auditoria, concluído em julho do ano passado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), cujo conteúdo foi revelado pela Satélite na edição de anteontem. 

Mobilização
 “Já estamos mobilizando nossa bancada aliada para que o chefe da SSP esclareça os indícios detectados pelo TCE na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados logo após o fim do recesso parlamentar, em fevereiro. Muito antes, vínhamos alertando sobre as evidências de maquiagem nos números da violência apresentados pelo governo de Rui Costa (PT)”, afirmou o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM).

Dados mascarados
Para Aleluia, os indícios mais fortes de subnotificação de CVLI na Bahia foram fornecidos ao TCE pelo Cdep, órgão que concentra as estatísticas da Polícia Civil. “Soa como fraude suprimir da conta homicídios dolosos no trânsito, os cometidos em presídios e os feminicídios, ou com indícios excludentes de ilicitude, além do quantidade crescente de mortes violentas a esclarecer”, concluiu o deputado democrata.

O que tem que se discutir é se um partido terá duas vagas - Alice Portugal, deputada federal do PCdoB, ao bahia.ba, defendendo rodízio na chapa majoritária do governador Rui Costa

Xis da questão
Cardeais da base aliada ao DEM veem no PMDB da Bahia o grande entrave para a candidatura do prefeito ACM Neto ao governo. Caso o diretório do partido no estado continue sob controle dos irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima, avaliam, será difícil convencer Neto a entrar no páreo.

Casório fechado
O deputado estadual Marcelo Nilo (PSL) acertou ontem o desembarque no PSB com a senadora Lídice da Mata, presidente da legenda na Bahia, conforme antecipado pela coluna na edição de sexta-feira. “O próximo passo é comunicar à direção nacional do PSL. Levarei  comigo pelo menos quatro nomes”, destacou. Um deles é o genro, Marcelo Veiga, que deve ser candidato a deputado estadual.

A fila andou
Mesmo com a saída de blocos tradicionais do Carnaval de 2018, as vendas de abadás cresceram cerca de 20% a um mês da folia, segundo estimativa da Central do Carnaval. Uma das explicações para o aumento é que, sem Coruja, Cocobambu e Cerveja&Cia, os foliões migraram para blocos menos badalados e mais baratos.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rui-costa-se-nao-vai-ajudar-pelo-menos-me-deixe-trabalhar-em-paz/
Governador falou em "perseguição" do governo federal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-hoje-tem-o-ultimo-ensaio-do-cortejo-afro-no-pelourinho/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confira-os-melhores-momentos-de-vitoria-0x0-freipaulistano/
Leão segue invicto em 2020 e na zona de classificação
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-hoje-tem-furdunco-e-banho-de-mar-a-fantasia/
O chefe de reportagem Jorge Gauthier apresenta quadro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-hoje-tem-fuzue-e-festa-no-mar/
O chefe de reportagem Jorge Gauthier apresenta quadro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/diretora-baiana-fala-sobre-nu-artistico-de-mulheres-com-mais-de-60-muito-amor/
No documentário Nuas e Cruas, Mariana Ayumi, 21, reflete sobre corpo, nudez e feminismo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rica-em-historia-igreja-de-sao-domingos-e-pouco-explorada-no-turismo-religioso/
Local é ofuscado pela fama do Convento de São Francisco, a Igreja do Ouro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tecnologia-e-acessibilidade-permitem-maior-inclusao-em-parque-aquatico/
Beach Park apresenta sua segunda atração com realidade virtual
Ler Mais