STJ concede liberdade à filha do acusado de matar jogador Daniel

Ela terá que cumprir algumas medidas cautelares fora da cadeia

Publicado em 6 de agosto de 2019 às 21:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu liberdade a Allana Emily Brittes, filha de Edison Brittes, suspeito de assassinar o jogador Daniel, em Curitiba, em outubro do ano passado. A prisão preventiva de Allana foi substituída por medidas cautelar previstas no Código Penal. 

A decisão foi unânime entre os cinco ministros da turma. Allana deve cumprir as medidas determinadas, que são o comparecimento periódico em juízo para informar suas atividades; proibição de acesso a determinados lugares; proibição de manter contato com os demais corréus e com qualquer pessoa relacionada à investigação; e proibição de se ausentar de Curitiba. 

Allana está presa na Penitenciária Feminina de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela responde por fraude processual, corrupção de menores e coação no processo da morte de Daniel. Ela deve ser solta amanhã.

Os advogados Cláudio Dalledone Júnior e Renan Pacheco Canto, em nota enviada à impresa, dizem que a decisão de soltar Allana é "correta", e essa é a primeira ação para ajudar a desfazer a mentira contra sua cliente. "A concessão da liberdade de Alana Brittes é recebida com serenidade pela defesa, que sempre acreditou na Justiça. O reconhecimento deste constrangimento ilegal é o primeiro passo para começar a desfazer os factoides criados no caso. Aos poucos tudo será esclarecido, sem generalizações", diz o texto. 

Relembre Em depoimento à polícia, Edison Brittes afirmou que matou Daniel porque o jogador tentou estuprar Cristiana. No entanto, de acordo com a Polícia Civil e o Ministério Público do Paraná (MP-PR), não houve tentativa de estupro.

Essa foi a primeira vez que Lucas Mineiro decidiu mostrar o rosto. A entrevista foi concedida em São Paulo no escritório do advogado dele. Foto tirada por Daniel mostra ele na cama com Cristiana Brittes dormindo (Foto: Reprodução) Pedido de socorro Segundo a testemunha, a mulher de Edison, Cristiana Brittes, tentou evitar o assassinato. "Ela tentava pedir ajuda, mas ela não tinha o que fazer. Ela não tinha como reagir naquele momento e não ia conseguir fazer nada naquele momento, creio eu”, comentou Mineiro.“Ela pedia socorro e eu não sei dizer se o socorro dela era por algo que aconteceu com ela mas, no meu entendimento, no meu ver do momento dos fatos, era que o pedido de socorro era pro Daniel", argumentou.Ele contou ainda que Allana estava muito assustada e pedia para parar com as agressões. "Eu escutava ela falar muito: Meu Deus, o que está acontecendo, meu Deus", contou Mineiro sobre a filha de Edison Brittes.

A testemunha disse que também pediu para que Edison parasse de agredir o jogador Daniel, mas que foi ameaçada pelo empresário.

"No momento em que eles estavam agredindo ele [Daniel], eu cheguei e falei: para, para. Ele [Edison Brittes] só olhou pra mim e falou: sai fora. Se você não vier me ajudar, sai fora se não você é o próximo", afirmou ele à RPC.

De acordo com Mineiro, uma das meninas que estava na casa tentou chamar o Samu para socorrer Daniel, mas ela também foi impedida.

Depois de ser espancado, o jogador foi levado de carro por Edison Brittes e outras pessoas para uma área rural de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e, conforme as investigações, assassinado.

A festa Ao relembrar sobre a festa na casa noturna Shed, Lucas disse que viu Cristiana Brittes pegando na mão de um rapaz e que ela o levou para o banheiro.

"Ela passou atrás de mim, pegou na mão de um menino e puxou ele para o banheiro", contou Mineiro. 

Ele contou ainda que percebeu que ela estava embriagada naquele momento e que houve uma discussão com Edison Brittes depois que ela pegou na mão do rapaz.

"O Edison viu acontecer e veio até ali, o pessoal separa, e o menino vai embora da Shed", argumentou. Cristiana na celebração do aniversário da filha (Foto: Acervo pessoal) Mineiro disse ainda que ouviu comentário na festa de que Cristiana teria beijado outros rapazes, inclusive Daniel. "Eu não vi, mas eu escutei que ela tinha tentado dar beijo em outros rapazes, que ela caía em cima de outros rapazes, alcoolizada, mas isso aconteceu, eu escutei", disse.

Um dia depois de Lucas Mineiro falar à Justiça, um amigo de Daniel, que também esteve na casa noturna, afirmou em depoimento que Cristiana tentou beijá-lo na noite de comemoração.

"Esse selinho aconteceu na boate. É... eu estava conversando com uma menina e quando eu recebi um selinho. E quando eu percebi, olhei pra trás, e vi Cristiana olhando pra mim e a amiga dela, da Allana, empurrando ela, no sentido oposto", disse o amigo, que preferiu não se identificar.