Superação e enigmas: o importante é a qualidade da linguagem

césar romero
07.10.2019, 05:00:00
Atualizado: 07.10.2019, 08:43:17

Superação e enigmas: o importante é a qualidade da linguagem


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


A profissão de artista plástico é extremamente trabalhosa, exige um longo tempo de maturação, para que venha o reconhecimento e a possibilidade de se viver do ofício. Ser pintor não é encher um suporte com matéria corante ou buscar reproduzir a natureza. Ser habilidoso não determina qualidade. Muitas vezes atrapalha, pois é na dificuldade que o pintor busca saídas e muitas vezes acontecem achados inusitados e reveladores. Importante o discernimento, contemplação, jogo material de cores, fatura e invenção. Aprender técnicas não é o suficiente e nunca fará ninguém artista. Pode tornar a pessoa habilidosa.  

A arte questiona buscar, dar novos significados ao já visto, propor o estranhamento ao cotidiano, reprocessar vivências. A liberdade do artista é vital. Não estar atrelado aos apelos da moda ou aos interesses do mercado. Moda e mercado passam, invenção nunca. Propor enigmas e buscar decifrá-los é a postura do artista no mundo atual. O que se impõe é a qualidade da linguagem, ideia transmutada, tempo vivido no ofício, nível de informações e inteligência visual.

É impossível fazer alguém tornar-se artista criador, mas oportunidades podem estimular um lado a ser descoberto. Nossa pintora Djanira (foto), quando visitava uma das edições da Bienal de São Paulo, disse a uma amiga que a acompanhava: “Eu também posso fazer isso”. Comprou material necessário e tornou-se uma pintora de interesse.

Acasos acontecem e existem dezenas de exemplos nas mais diversas áreas artísticas. Mas é preciso transgredir, transformar-se, reinventando-se, buscar uma nova maneira de ser e pensar, desenvolver seu potencial na prática e na determinação buscando a superação e o encontro com a arte. Esse encontro pode ser por acaso, necessário um longo percurso de buscas e informações, um acúmulo de ideações entre o mítico e o simbólico. A obra de arte sempre estará aberta a questionamentos e interpretações. Assunto para a crítica de arte que é um elo entre o artista e o público, numa atividade que envolve diversos saberes, pensamento ordenado, capacidade de situar o criador à comunidade, seu contexto e evolução. Ainda promovendo análises sistêmicas, exames detalhados do conjunto de tudo aquilo que existe no espaço e no tempo das produções de arte.

Em nosso mundo globalizado, quando a emergência funciona com pressão máxima, é imperativo não ceder aos impulsos, para que a obra de arte não seja um arremedo, caia na diluição. O processo investigativo requer tempo, pesquisas e organizações de argumentos. Os desafios são eternos, enquanto dure o tempo, sua lógica, conhecimentos e valores.
 

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/na-frente-do-stf-bolsonarista-sara-winter-xinga-moraes-e-ameaca-persegui-lo-assista/
Alvo de operação da PF contra rede de fake news, ativista convocou manifestantes para acampar na frente da casa de ministro do Supremo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duster-2021-veja-tudo-que-mudou-no-suv-da-renault/
Jornalista automotivo testou o modelo e apresenta suas impressões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/novelas-classicas-chegam-ao-globoplay-e-a-favorita-e-a-primeira/
'Laços de Família', 'Vale Tudo' e 'Tieta' estão entre as próximas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-parte-1-dia-de-tradicao-antecipada-teve-licor-e-forro-em-familia-em-salvador/
Para aliviar tensão da pandemia, muita gente recorreu ao humor e, claro, ao rango típico nessa segunda-feira atípica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anitta-x-leo-dias-entenda-o-conflito-entre-a-cantora-e-o-jornalista/
Cantora afirmou que era ameaçada e chantageada há alguns anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-dicas-para-se-dar-bem-nas-selecoes-de-emprego-pela-internet/
Especialistas selecionam uma série de orientações importantes para fazer bonito nas entrevistas
Ler Mais