Suspeito planejou ataque em Nova York por semanas, diz polícia

mundo
01.11.2017, 15:43:29

Suspeito planejou ataque em Nova York por semanas, diz polícia

Cidade manterá os planos de realizar Maratona de Nova York no domingo

Suspeito planejou ataque em Nova York por semanas, diz polícia (Foto: AFP)

O autor do atentado que deixou oito pessoas mortas em Nova York nesta terça-feira planejou o crime durante semanas e o cometeu "em nome" do Estado Islâmico, disse John Miller, vice-comissário do Departamento de Polícia da cidade. "Ele seguiu à risca instruções do ISIS a seus seguidores sobre como conduzir atentados."

Segundo ele, foram encontradas notas em árabe com a mensagem "O Estado Islâmico vai sobreviver para sempre". O atentado foi cometido por Sayfullo Saipov, um imigrante do Uzbequistão que se mudou para os EUA em 2010 e vivia legalmente no país. 

Atingido por um tiro no abdômen, Saipov sobreviveu e foi interrogado pela polícia no hospital. Várias buscas e apreensões foram realizadas desde o fim da tarde de terça-feira. A polícia também interrogou testemunhas.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse que a cidade manterá os planos de realizar a clássica Maratona de Nova York no domingo. "Nós mostramos a todo o mundo que não seremos movidos pelo terror." O evento atrai cerca de 50 mil corredores, além de dezenas de milhares de espectadores.

Argentinos
Cinco dos oito mortos no atentado terrorista ocorrido nessa terça-feira (31) no centro de Nova York são argentinos, informou o Ministério de Relações Exteriores da Argentina. Mais um argentino foi ferido e está internado, mas fora de perigo.

As vítimas eram parte de um grupo de dez ex-alunos da Escola Politécnica de Rosário – uma cidade a 300 quilômetros da capital, Buenos Aires. Eles tinham viajado aos Estados Unidos para comemorar os 30 anos de formatura e estavam passeando de bicicleta pelo bairro de Manhattan, quando foram atropelados.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas