Suspeito planejou ataque em Nova York por semanas, diz polícia

Cidade manterá os planos de realizar Maratona de Nova York no domingo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2017 às 15:43

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Suspeito planejou ataque em Nova York por semanas, diz polícia (Foto: AFP) O autor do atentado que deixou oito pessoas mortas em Nova York nesta terça-feira planejou o crime durante semanas e o cometeu "em nome" do Estado Islâmico, disse John Miller, vice-comissário do Departamento de Polícia da cidade. "Ele seguiu à risca instruções do ISIS a seus seguidores sobre como conduzir atentados."

Segundo ele, foram encontradas notas em árabe com a mensagem "O Estado Islâmico vai sobreviver para sempre". O atentado foi cometido por Sayfullo Saipov, um imigrante do Uzbequistão que se mudou para os EUA em 2010 e vivia legalmente no país. 

Atingido por um tiro no abdômen, Saipov sobreviveu e foi interrogado pela polícia no hospital. Várias buscas e apreensões foram realizadas desde o fim da tarde de terça-feira. A polícia também interrogou testemunhas.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse que a cidade manterá os planos de realizar a clássica Maratona de Nova York no domingo. "Nós mostramos a todo o mundo que não seremos movidos pelo terror." O evento atrai cerca de 50 mil corredores, além de dezenas de milhares de espectadores.

Argentinos Cinco dos oito mortos no atentado terrorista ocorrido nessa terça-feira (31) no centro de Nova York são argentinos, informou o Ministério de Relações Exteriores da Argentina. Mais um argentino foi ferido e está internado, mas fora de perigo.

As vítimas eram parte de um grupo de dez ex-alunos da Escola Politécnica de Rosário – uma cidade a 300 quilômetros da capital, Buenos Aires. Eles tinham viajado aos Estados Unidos para comemorar os 30 anos de formatura e estavam passeando de bicicleta pelo bairro de Manhattan, quando foram atropelados.