Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Terminal do Porto de Aratu será leiloado

Área é para movimentação de granéis sólidos, principalmente fertilizantes, e minérios

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2020 às 05:00

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publica nesta quinta-feira (3) edital de leilão para arrendamento do terminal ATU12, para movimentação e armazenagem de granéis sólidos (fertilizantes) no Porto de Aratu-Candeias/BA, pelo prazo de 25 anos. O leilão irá acontecer em 22 de dezembro deste ano e as propostas deverão ser entregues até o dia 15 do mesmo mês.  A área que irá a leilão é composta por parcelas de terreno brownfield com aproximadamente 154.916 m², dedicada à movimentação de granéis sólidos, principalmente fertilizantes, concentrado de cobre e minérios diversos.  Após a implantação das novas estruturas de armazenagem, a capacidade estática estimada chegará a 400.000 toneladas (190.000t de armazém e 210.000t de pátio). A expectativa é de movimentação média de 2 milhões de toneladas/ano. 

Entre 2012 e 2017 os granéis sólidos experimentaram um acréscimo anual médio de 8,7% no complexo portuário de Salvador e Aratu-Candeias, impulsionado principalmente pelos maiores volumes de fertilizantes e concentrado de cobre. De acordo com o Plano Mestre do complexo, espera-se que a movimentação dessas cargas atinja 4,1 milhões de toneladas até 2060, com crescimento anual médio de 1,3%.

O edital está disponível tanto no site do Ministério da Infraestrutura (http://www.infraestrutura.gov.br/) como no da Antaq (http://www.antaq.gov.br).